Carregando...

InícioPostsBanco - Capitalização

Título de capitalização como garantia de aluguel: entenda como funciona

Título de capitalização como garantia de aluguel: entenda como funciona

Você sabia que o título de capitalização pode te ajudar quando você estiver alugando um imóvel? Veja como ele funciona como garantia de aluguel. O título de capitalização é vendido como investimento em muitos bancos. É comum que os gerentes só falem sobre as qualidades do produto enquanto o apresentam aos clientes, porém, é bom saber […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Você sabia que o título de capitalização pode te ajudar quando você estiver alugando um imóvel? Veja como ele funciona como garantia de aluguel.

O título de capitalização é vendido como investimento em muitos bancos. É comum que os gerentes só falem sobre as qualidades do produto enquanto o apresentam aos clientes, porém, é bom saber que nem tudo é o que parece: esses títulos oferecem mais desvantagens do que vantagens a quem os compra, não valendo a pena.

No entanto, apesar de ser um produto ruim para quem quer guardar ou aplicar dinheiro, o título de capitalização pode ser útil no momento de alugar um imóvel. Normalmente, o proprietário solicita uma garantia aos locatários, como um cheque caução, um fiador ou um seguro-fiança, ou, ainda, um título de capitalização. Saiba mais sobre como funciona esse título e como ele pode servir como garantia de aluguel.

Como funciona um título de capitalização

O título de capitalização é considerado por muitos uma forma de investimento, que normalmente é oferecida pelo banco onde o cliente tem conta corrente. Ao contratar esse tipo de título, o cliente tem debitado de sua conta um valor mensal, assim como uma poupança programada, ou ainda, ele pode fazer o pagamento à vista.

O dinheiro dos pagamentos é acumulado e sofre a incidência de juros, proporcionando um rendimento sobre ele. Porém, a taxa de juros é bem baixa, o que faz com que o rendimento seja muito pouco.

Durante o período dos pagamentos, prazo que foi estabelecido em contrato, o cliente também concorre a prêmios em dinheiro, assim como um jogo lotérico. Por isso, é comum que esses títulos sejam chamados de “jogos”, uma vez que é preciso que o cliente pague para participar dos sorteios.

Além disso, diferente de uma poupança, na qual o dinheiro que foi depositado pode ser resgatado a qualquer momento, no título de capitalização há um tempo determinado para o resgate. Caso o cliente queira resgatar suas economias antes desse prazo, ele terá que pagar uma multa.

Como funciona um título de capitalização como garantia de aluguel

Ao alugar um imóvel para outra pessoa, o proprietário tem o direito de pedir uma garantia, evitando ser vítima de inadimplência. Assim, as garantias envolvem coisas que pagarão o locador no caso de os locatários deixarem de pagar, como é o caso do cheque caução, do fiador e do seguro-fiança.

O título de capitalização também pode ser usado nesta garantia. Ao buscar esse título, deve-se procurar o título de capitalização que é específico para a finalidade de garantia de aluguel.

O inquilino não deverá pagar mês a mês pelo título, mas desembolsar um valor à vista, que pode ser o equivalente a seis meses meses de aluguel ou mais, chegando a até 12 meses. Assim, caso aconteça algum imprevisto e o locatário deixe de pagar o aluguel em algum mês, o locador pode resgatar parte do dinheiro investido no título de capitalização e cobrir o prejuízo daquele período.

Ao fim do contrato, caso tenha dado tudo certo e o locador não tenha feito nenhum resgate, todo o dinheiro que foi investido inicialmente no título de capitalização volta para o inquilino, e com um pequeno rendimento.

Vale lembrar que os resgates só podem ser feitos com a autorização do proprietário do imóvel; embora seja o inquilino que tenha feito o pagamento inicial, a garantia é para o locador. Assim, ele sempre saberá quando haverá um resgate, evitando golpes.

O título de capitalização como garantia de aluguel vale a pena?

Para contratar um título de capitalização para garantia de aluguel, não é necessário comprovação de renda, e a sua contratação é bem simples, sem muita burocracia, o que faz com que mais pessoas possam fazer essa aquisição. Outro benefício é que algumas empresas podem manter o padrão de sorteios de prêmios em dinheiro, e ainda oferecer serviços assistenciais residenciais, como chaveiro, encanador, entre outros.

No entanto, o valor a ser desembolsado inicialmente pode ser bem alto. Considerando um aluguel de R$ 1.200, caso o locador peça a garantia de 6 meses, o locatário deverá pagar R$ 7.200 de uma vez.

Sendo assim, o título de capitalização pode ser uma boa alternativa para quem tem uma reserva financeira suficiente para arcar com o valor inicial, pois garante a devolução integral do que foi investido caso não aconteça nada de errado.

Já para quem não tem condições de pagar um valor alto de uma vez, o título não é tão indicado. Neste caso, o interessado pode optar entre um seguro-fiança, um fiador ou um cheque caução.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes