Entenda o que acontece se você não pagar o cheque especial

Dívidas com o banco e nome negativado estão entre os problemas que o cheque especial pode trazer. Saiba mais!

O cheque especial é um valor disponibilizado pelo banco para os correntistas quando o saldo disponível na conta corrente do cliente é zerado. Esse limite aprovado funciona como um empréstimo, logo, o titular da conta precisará devolver o valor quando houver o recebimento do salário ou de outro pagamento na conta corrente.

Alguns clientes têm a ideia de que o cheque especial é uma vantagem oferecida pelo banco para utilizar em emergências, no entanto, é necessário ter muito cuidado ao pegar esse dinheiro emprestado para pagar dívidas e outras cobranças. A taxa de juros do cheque especial é mais cara e quanto maior for a quantidade de dias com a conta negativada, maior ficará a dívida com o banco.

Se porventura o cliente não pagar pelo cheque especial que utilizou no banco, ele estará sujeito a algumas situações complicadas, como ter o nome negativado por conta da dívida, dificuldade para contratar empréstimos e fazer cartão de crédito, entre outros problemas. Confira abaixo mais informações sobre o que pode ocorrer quando o cliente não paga o cheque especial e saiba como regularizar a situação!

O que acontece com quem tem dívida no cheque especial?

Existem alguns riscos pra quem usa o cheque especial e não paga pelo limite disponível. O principal deles é a inadimplência que resulta na negativação do cliente. Entenda mais sobre o que acontece quando não se paga o cheque especial.

1. Nome negativado

O cliente que não paga pelo cheque especial terá uma dívida em aberto com o banco. Caso ele não faça o pagamento da quantia que utilizou do limite e não tente uma negociação com o banco, os riscos do correntista ter o nome negativado e registrado nas listas da Serasa e do SPC são grandes. Antes de encaminhar o CPF e o nome do cliente para esses órgãos, o banco procura o correntista para negociar, mas se não houver um acordo, ele ficará com nome sujo.

2. Dificuldade para conseguir outros serviços bancários

Quando o cliente quer fazer um empréstimo, financiamento ou pedir um cartão de crédito, por meio da numeração do CPF, as empresas e bancos fazem uma análise de crédito para saber se o interessado terá condições de pagar pelo valor solicitado ou determinar o limite de crédito do cartão. Se porventura o titular do CPF estiver com dívidas ou o nome negativado por conta do cheque especial, ficará mais difícil prosseguir com a contratação, pois as empresas tendem a olhar o possível cliente como mal pagador.

3. Posso perder meus bens por causa do cheque especial?

O cheque especial é um empréstimo concedido pelo banco, mas ele não é feito a partir da garantia de outro item, como carro ou imóvel. Em um primeiro momento, não há riscos do banco tomar um bem do devedor para cobrir a dívida do cheque especial. Entretanto, se não houver uma renegociação do valor em aberto com o banco, mesmo que leve meses ou anos para a quitação do cheque especial ser feita, a dívida pode ser encaminhada à justiça e resultar na apreensão de algum bem. Por isso é importante que o cliente tente regularizar o quanto antes a dívida que possui no cheque especial. Veja abaixo como negociar o cheque especial com o banco!

Como quitar a dívida no cheque especial

Para regularizar a dívida com o cheque especial, o cliente precisa saber quanto poderá pagar ao mês pra cobrir as mensalidades da negociação e apertar o orçamento como um todo para sair das dívidas. Depois de descobrir o valor que conseguirá pagar, vá até a agência do banco ou entre em contato com a central de negociação e faça um acordo para quitar a dívida no cheque especial. Durante o pagamento da negociação, procure não atrasar os valores e nem fazer outras dívidas. Clique aqui e veja o guia definitivo da Konkero para negociar suas dívidas!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL