Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Abrir conta corrente: quais os documentos necessários

Abrir conta corrente: quais os documentos necessários

Veja a relação completa de documentos que precisam ser apresentados para fazer a abertura de conta corrente em bancos.  A conta corrente é a forma mais segura de guardar dinheiro e fazer transferências e outros pagamentos. Como todas as operações do serviço só são liberadas mediante uso de senha e autenticação eletrônica, o correntista tem […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Veja a relação completa de documentos que precisam ser apresentados para fazer a abertura de conta corrente em bancos. 

A conta corrente é a forma mais segura de guardar dinheiro e fazer transferências e outros pagamentos. Como todas as operações do serviço só são liberadas mediante uso de senha e autenticação eletrônica, o correntista tem a segurança de que sua renda ficará protegida e só poderá ser movimentada por ele ou outro responsável pela conta corrente, como acontece na conta conjunta.

Quem pretende abrir uma conta corrente deve ter todos os documentos obrigatórios e apresentá-los junto ao banco em que deseja usar o serviço. O gerente fará a análise dos dados e, estando tudo correto, a conta será aberta. Outra forma de abrir uma conta corrente é por meio meio dos canais digitais liberados pelos bancos e empresas de pagamentos, como os aplicativos. Nesse caso, o envio dos documentos é feito de forma eletrônica.

Veja abaixo as informações necessárias para abrir uma conta corrente e entenda mais sobre o processo de solicitação!

Documentos para abrir uma conta corrente

O interessado em ter uma conta corrente precisará separar alguns dados pessoais para prosseguir com a solicitação do serviço. Veja abaixo quais são eles:

  • Documento de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação, certidão de casamento ou passaporte);
  • CPF;
  • Comprovante de residência com até 90 dias de emissão;
  • Comprovante de renda (folha de pagamento, holerites ou declaração de imposto de renda).

A abertura da conta bancária será diferente dependendo do tipo de conta corrente e da empresa em que ela é aberta. Uma boa parte dos bancos e empresas de pagamentos liberam a conta corrente nas agências e também por meio de aplicativo. Veja abaixo como funciona o processo em cada caso.

Conta corrente nas agências bancárias

Na agência do banco em que pretende abrir a conta, o cliente deve apresentar os documentos para que o gerente faça uma análise de crédito inicial e encontre o pacote de serviços que atenderá as necessidades do interessado. Nessa fase de avaliação dos dados, o gerente verá se o cliente não está negativado ou com restrições de nome. Se houver alguma pendência desse tipo, provavelmente ele não conseguirá abrir a conta corrente no banco.

Quando a abertura da conta for confirmada, o correntista receberá o cartão de débito dentro de poucos dias e já conseguirá pagar compras e fazer outras movimentações.

Como funciona a conta bancária digital

Os processos da conta corrente digital são feitos de forma eletrônica, desde a solicitação até a assinatura do contrato pelo serviço. Os bancos e empresas de pagamentos que oferecem esse tipo de conta liberam a abertura por meio do site do banco ou diretamente por aplicativo.

Diferente do que ocorre na abertura em agências, o envio dos documentos do interessado é feito pelo próprio sistema do site e aplicativo. Após uma análise dos dados encaminhados, a empresa envia uma resposta sobre a solicitação de abertura de conta. Se os documentos estiverem certos e legíveis, a conta digital será aberta, e o corretista poderá fazer depósitos, receber o salário e as outras operações bancárias.

Clique aqui e saiba mais sobre como abrir uma conta corrente!

Qual tipo de conta corrente devo abrir?

Os bancos permitem que o cliente acesse a conta por aplicativo e faça as operações, como acontece na conta digital. Entretanto, eles ainda cobram por um pacote de serviços com operações limitadas. A conta digital, por sua vez, costuma cobrar apenas uma tarifa quando o cliente realiza algum saque. Nesse aspecto é mais vantajoso solicitar uma conta digital.

A vantagem da conta corrente dos bancos está na facilidade de conseguir outros produtos com mais facilidade, como empréstimos, cartão de crédito e talão de cheque. Como o cliente tem uma relacionamento com o banco, fica mais fácil negociar um crédito com condições de pagamento melhores.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes