Deu erro no depósito ou na transferência: o que fazer?

Saiba o que fazer em quatro enganos comuns na movimentação de dinheiro e não saia no prejuízo!

Ao fazer depósitos e transferências, é possível cometer alguns erros. Colocar os números errados da conta destino podem fazer com que o dinheiro volte para a sua conta, ou ainda que vá para a conta errada. Veja agora como solucionar quatro enganos comuns que podem acontecer nessas transações.

Quatro erros comuns ao fazer um depósito ou transferência

1. Mandei o dinheiro para a conta errada

Ao fazer um TED ou DOC, você precisa inserir alguns dados da conta destino para que a transação seja feita. Caso você insira algum dado errado, haverá divergência entre os demais dados informados, como quando você coloca o nome certo, mas erra um número na hora de digitar o CPF. Uma vez que essa divergência é identificada, a transação é anulada e o dinheiro retorna para a conta de origem, ou seja, a sua conta.

Já se você fizer uma transferência entre contas do mesmo banco e mandar o dinheiro para a conta errada, procure corrigir a situação o quanto antes. Neste caso, como a responsabilidade não foi do banco, ele não sabe do erro e não tentará recuperar esse valor se não for avisado. Se isso acontecer, procure o gerente ou o atendente da agência e, se depender da instituição bancária, entre em contato via telefone e chat e peça ajuda para fazer a devolução do dinheiro na sua conta, mas saiba que nem sempre será possível pegar esse valor de volta.

Fique ligado! Se o correntista que recebeu o dinheiro por engano já gastou esse valor, você pode fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) para registrar essa situação. Em São Paulo, acesse o site da Secretaria de Segurança Pública ou vá à delegacia mais próxima da sua casa.

Vale lembrar de que não é possível cancelar uma transferência, seja ela entre contas do mesmo banco, seja entre contas de bancos diferentes. Uma vez que o valor saiu da conta, ele até pode ser estornado, mas caso o cidadão perceba o erro logo após concluir a transação, ele não pode por si próprio cancelar a transferência. Em situações como essa, é preciso falar com o banco o mais rápido possível, mas nada garante o retorno do dinheiro.

Por isso, lembre:se: antes de concluir a transferência bancária, preencha com calma os campos e confirme os dados do destinatário da quantia. Dessa forma, você evita possíveis erros e prejuízos para o seu bolso.

2. O dinheiro voltou para a minha conta

Se a transferência ou TED ou DOC não caiu na conta certa e voltou para a sua – chamado de estorno -, você só precisa conferir qual foi o erro (se digitou a conta ou a agência errada) e fazer uma nova transação. Você pode fazer essa conferência no comprovante da transferência que foi realizada.

Mas no caso de um depósito, a situação fica um pouco pior, porque você levará mais tempo para refazer o pagamento. Nesse caso, ainda será necessário ligar para o atendimento ao consumidor do banco e pedir orientações sobre como refazer o pagamento.

Apesar de parecer um problema simples de ser resolvido, saiba que o prejuízo pode ser maior dependendo da dívida que deveria ter sido paga com o dinheiro que voltou. Por exemplo, no caso do atraso de um aluguel, o dono do imóvel tem o direito de cobrar multa pelo atraso. Vale a pena explicar a situação, mas entenda que nem sempre ele vai deixar de cobrar por esse atraso.

3. Recebi um dinheiro que não era para mim

Nesse caso, provavelmente alguém fez um depósito ou uma transferência para a conta errada, então, não gaste esse valor! Isso porque o banco e o dono do dinheiro vão procurar esse valor e resgatá-lo da sua conta. Por isso, avise a central de atendimento ao cliente sobre o engano e deixe essa quantia de lado para evitar problemas no futuro.

4. O dinheiro não caiu e desapareceu

Se você fez um depósito no caixa eletrônico e ainda não caiu, busque saber qual o tempo de compensação do banco. Porém, se este tempo já passou e o dinheiro ainda não apareceu, pode ter acontecido esse erro.

Este caso é raro, mas pode acontecer. Aqui, você faz o depósito e o dinheiro não chega à conta certa, mas também não volta para você. Procure o comprovante e ligue no atendimento ao cliente para avisar sobre esta situação. Somente o gerente ou o atendente saberão ajudá-lo a encontrar o dinheiro depositado.

Entenda as diferenças entre o depósito e a transferência

Depósito

Essa transação é feita quando você tem uma quantia em dinheiro ou um cheque para colocar em uma conta. É possível fazer um depósito tanto no caixa eletrônico, quanto em uma agência com um atendente.

É comum que o depósito demore mais tempo para cair na conta destino, considerando o tempo de compensação do banco. Depósitos realizados no caixa eletrônico podem demorar até um dia útil para cair na conta, normalmente. Já os depósitos na boca do caixa podem cair na hora, a depender da instituição financeira.

Caso aconteça algum erro com o seu depósito, saiba que você não descobrirá na mesma hora se o dinheiro foi para a conta errada, exatamente pelo tempo de compensação do banco. E o mesmo vale para o cheque: se ele estiver sem fundo ou faltando alguma informação, você saberá somente depois. Por isso, é muito importante guardar o comprovante de qualquer depósito que você fizer.

Transferência bancária

Nesse caso, você vai usar o internet banking ou aplicativo do banco no celular para passar dinheiro de uma conta para outra, desde que as duas sejam do mesmo banco. Se você digitar uma conta que não existe, provavelmente o banco identificará o erro antes de você terminar o processo. Mas mesmo assim existe a chance de você digitar uma conta que existe, mas que não era do correntista para quem você deveria mandar o dinheiro. Assim, guarde o comprovante e procure enviá-lo para o e-mail de quem receberá esse valor.

Existem mais duas formas de mandar dinheiro para outra conta usando o internet banking, que são a Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou o Documento de Ordem de Crédito (DOC), e que funcionam como uma espécie de depósito online. Ambos valem para quem precisa transferir dinheiro para um correntista de outro banco. Quando algum erro acontece nesse processo, o dinheiro pode voltar para a sua conta. Em todo caso, é importante guardar os comprovantes das operações.

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