O que é conta corrente? Entenda como ela funciona

Tire dúvidas sobre a conta corrente e veja se vale a pena utilizar o serviço! 

A conta corrente é um tipo de conta bancária oferecida por bancos e financeiras. Com ela, os clientes conseguem guardar o dinheiro de salários e de outros pagamentos recebidos. A quantia disponível na conta corrente pode ser usada para pagar compras, contas do mês e fazer movimentações para outras contas bancárias. A conta corrente é o serviço mais contratado em bancos, e ela pode ser movimentada nos caixas eletrônicos das agências ou pelo aplicativo do banco.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que pode ser feito com a conta corrente e as restrições desse serviço. Por isso, antes de abrir uma conta para guardar e movimentar quantias com mais segurança, é importante saber como ela funciona. Veja abaixo as principais dúvidas sobre a conta corrente e entenda como funcionam algumas operações!

Esclareça 10 dúvidas comuns sobre conta corrente

1. Posso guardar dinheiro na conta?

Sim. O depósito de salários e pagamentos é feito na conta corrente e mantido até que o responsável pela conta faça pagamentos e transferências utilizando o saldo disponível. No entanto, a conta corrente não funciona como a poupança, que possui rendimentos mensais sobre o valor disponível.

Algumas contas digitais estão oferecendo a possibilidade do cliente guardar dinheiro e, ao mesmo tempo, investir o saldo disponível em fundos de renda fixa. Contas correntes como a NuConta do Nubank e a PagBank do PagSeguro permitem que o dinheiro disponível tenha rendimentos conforme a taxa de CDI. Clique aqui e entenda mais sobre esse tipo de investimento.

2. Tenho que pagar para ter uma conta corrente?

Os bancos oferecem pacotes padronizados de serviços bancários  para serem utilizados com a conta corrente. São cinco opções diferentes, incluindo um pacote com serviços essenciais que não pode ser cobrado. As outras quatro cestas de serviços são cobradas mensalmente pelos bancos com custos que podem variar entre R$ 12 e R$ 50. Além disso, os bancos também cobram quando as operações são feitas separadamente do pacote. Por isso, fique atento às cobranças mensais.

3. Como funciona a conta gratuita?

A conta corrente sem taxas permite que o cliente faça apenas operações essenciais, como saques, transferências entre contas da instituição e emissão de extratos bancários. A quantidade de vezes que os serviços podem ser utilizados é menor, tendo em vista os pacotes padronizados pagos. Veja abaixo:

Transferências bancárias para conta corrente de outros bancos (TED e DOC) são cobradas separadamente e os custos variam de acordo com as instituições bancárias e o tipo de operação (presencial ou eletrônica).

4. Preciso contratar outro serviço do banco para ser correntista?

Não. Os interessados em abrir uma conta corrente podem fazer a solicitação sem precisar pedir um cartão de crédito, fazer algum empréstimo ou contratar outro serviço do banco. É comum que atendentes dos bancos ofereçam outros serviços por telefone após a abertura da conta, mas o correntista não é obrigado a aceitar.

5. Estou com o nome sujo. Posso abrir uma conta?

Antes de liberar créditos, limites e outros serviços, os bancos e financeiras fazem uma análise de crédito pelo CPF do cliente. Caso sejam encontradas dívidas pendentes ou alguma outra restrição de nome do cliente, a empresa pode negar a solicitação de abertura da conta corrente.

6. Quais os documentos devo levar para fazer uma conta corrente?

Para abrir conta corrente na agência bancária: O cliente precisa  levar um documento de identificação, como RG, CNH ou carteira de trabalho, o CPF, um comprovante de residência recente e  comprovante de renda. Esse último é opcional.

Abrir conta online ou por aplicativo: Nesses casos, os bancos pedem o número do CPF, o endereço do cliente e a renda mensal. Além disso, o titular da conta corrente precisa, em alguns casos, escanear o documento de identificação e gravar um vídeo por questões de segurança.

7. Devo fazer algum depósito quando for solicitar o serviço?

Não é necessário colocar valores na conta logo após a abertura. Os depósitos poderão ser feitos depois de alguns dias, mas fique atento: o banco pode cancelar a conta corrente após 6 meses se não houver movimentações.

8. Estou com saldo negativo na conta. Posso fazer pagamentos e transferências?

Em alguns casos, sim, porém, o correntista precisa ter cuidado ao utilizar valores liberados pelo banco sem ser o saldo disponível em conta. O cheque especial, por exemplo, é um limite liberado pelo banco para o correntista utilizar, mas no mês seguinte, a quantia usada é descontada do valor disponível em conta com juros e de acordo com a quantidade de dias que a conta ficou negativada. Portanto, cuidado ao utilizar o limite do cheque especial. Entenda mais aqui.

9. Tenho que pagar para fechar minha conta corrente?

Não. A conta corrente pode ser encerrada a qualquer momento pelo correntista, entretanto, se houver dívidas do titular com o banco, o pagamento deve ser feito normalmente e o banco pode manter a conta. O cliente pode negociar a dívida e fazer os pagamentos por fora. Assim, a conta é encerrada, mas a quitação do débito em aberto continuará.

10. Conta corrente e conta salário são diferentes?

Sim. A conta salário é aberta mediante um protocolo da empresa para que o funcionário receba o pagamento dos salários em um banco específico. Esse tipo de conta não permite que o usuário faça transferências e movimentações. As funções liberadas são apenas a consulta de extrato e saldo da conta, pagamentos com o cartão de débito mediante senha e saques em caixas eletrônicos. Clique aqui para saber mais!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL