O que é o dígito da conta?

Entenda o que é o dígito da conta e saiba qual é a sua importância.

Para que uma conta corrente ou poupança seja identificada, ela tem um número, composto por uma quantidade de dígitos, que varia de banco para banco. Este número é formado por alguns números e um dígito, que fica separado dos demais números por um hífen (-) ou espaço. Este que fica separado dos demais e também por último é chamado de dígito verificador da conta.

Assim como o seu próprio nome diz, a finalidade do dígito é validar a conta. É ele que garante que o número da conta é válido, permitindo que ela receba depósitos e transferências. Sem esse dígito, a segurança em transações para as contas diminui, dando espaço para fraudes. Saiba mais sobre o dígito verificador da conta!

Todas as contas têm um dígito verificador?

Sim, tanto a conta corrente quanto a conta poupança. Sendo uma medida de segurança, esses dois tipos de conta possuem o dígito verificador a fim de garantir que o número da conta informada é verdadeiro.

Em compras online, por exemplo, caso o comprador escolha fazer o pagamento por cartão de débito, pode ser solicitado que ele coloque o dígito verificador da conta. A compra só será aprovada se a informação do dígito estiver correta. Assim, o comerciante tem a segurança de que o dinheiro realmente sairá da conta informada, pois ela é verdadeira.

Como saber qual é o dígito da conta

Para encontrar o dígito da conta, basta observar a disposição dos números da sua conta. Ele é o último número da sequência de algarismos, e pode estar separado do restante por um traço ou um espaço. Normalmente, essa informação pode ser encontrada na parte traseira do cartão de débito, ao lado do número da agência ou da operação (001 para conta corrente e 013 para poupança). Ela é a maior sequência de números, tendo mais dígitos do que o número da agência, da operação ou outros números que não o número do cartão – essa informação, por sua vez, fica na frente do cartão, e não atrás, na maioria das vezes.

Se você não estiver com o cartão em mãos ou sem fácil acesso a ele, você pode acessar a sua conta pelo internet banking ou aplicativo do banco e procurar essa informação nas configurações da sua conta. Porém, nem todas as contas podem ser acessadas por esses meios apenas com o CPF e senha. Se esse for o seu caso, você terá que procurar o dígito no plástico do cartão mesmo.

Dígito da conta X dígito da agência

O dígito da conta não é o mesmo dígito da agência. É possível fazer esta confusão pois o número da agência também tem um dígito, no entanto, ele é completamente diferente do dígito da conta. Embora tenham a mesma finalidade e formato – ambos são dígitos verificadores e são separados do restante da sequência numérica por um traço ou espaço -, esses número não são o mesmo.

Nem sempre o dígito da agência será usado pelo consumidor. Na maioria das vezes, ao fazer uma compra online ou uma transferência entre contas, não é necessário inserir o código da agência, diferente da conta corrente, da qual o dígito é solicitado em todas as situações.

Quando o dígito da conta é usado

Em compras online, ao fazer o pagamento via cartão de débito, pode ser que você tenha que inserir o dígito da sua conta, mas não é uma regra. Em compensação, se o pagamento for feito por débito em conta, o dígito será necessário sim.

Transferências entre contas também exigem que o dígito da conta seja informado, assim com outras situações que envolvem a conta corrente ou poupança do titular.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL