Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Pix para MEI: tudo o que você precisa saber

Trabalhadora MEI

Pix para MEI: tudo o que você precisa saber

É MEI e quer usar o Pix? Saiba quais são os benefícios do novo meio de pagamento para o seu negócio e veja como ele vai funcionar para você! Quem é MEI pode aderir ao Pix e receber pagamentos de forma mais prática e rápida. Por este novo meio de pagamento, os microempreendedores individuais garantem […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

É MEI e quer usar o Pix? Saiba quais são os benefícios do novo meio de pagamento para o seu negócio e veja como ele vai funcionar para você!

Trabalhadora MEI

Quem é MEI pode aderir ao Pix e receber pagamentos de forma mais prática e rápida. Por este novo meio de pagamento, os microempreendedores individuais garantem uma experiência melhor para os seus clientes, ao mesmo tempo em que têm mais agilidade no fluxo de caixa.

Tem um pequeno negócio? Entenda agora como funciona o Pix para MEI e saiba quais são as suas vantagens para o desenvolvimento da sua empresa!

Como funciona o Pix para MEI

Para o MEI, o Pix funciona como uma forma de receber pagamentos de clientes e também de efetuar transferências bancárias e pagamentos de contas diversas. Com ele, o microempreendedor recebe os pagamentos por seus produtos e serviços de forma imediata, o que ajuda bastante na organização do financeiro e do fluxo de caixa.

Além disso, caso você tenha um funcionário, você também poderá fazer o pagamento de folha de salário por Pix, além de usar a nova transação para pagar contas, impostos e outras taxas do governo.

Como se cadastrar no Pix

Antes de tudo, é necessário ter uma conta corrente, poupança ou de pagamento em algum banco ou instituição financeira que ofereça o Pix. Pode ser uma conta pessoa física, porém, o mais recomendado é que você tenha uma conta pessoa jurídica para o seu negócio, para separar as finanças pessoais das da empresa.

Para conseguir colocar o Pix no seu empreendimento, é preciso cadastrar as suas chaves de endereçamento. Essas chaves funcionam como um apelido para a sua conta e substituem os seus dados bancários no momento de fazer uma transferência de recursos.

É possível ter até 20 chaves por conta MEI, porém, não é necessário informar todas elas para receber um pagamento ou transferência. As chaves podem ser o seu CNPJ, e-mails, números de celular ou ainda uma chave aleatória, que será um código alfanumérico criado pelo próprio banco.

Será por meio dessas chaves que você receberá os pagamentos. Assim, basta informá-las para receber os valores devidos.

O que fazer para receber pagamentos instantâneos

Depois de cadastrar as suas chaves, é só informá-las para receber o pagamento por produtos e serviços.

Além dessas chaves, os seus clientes também podem fazer os pagamentos por meio de uma leitura de QR Code. Esses códigos funcionam assim como as chaves, porém, ainda mais práticos. Basta apontar o celular para eles e fazer e leitura, não precisando digitar os dados da chave.

Existem dois tipos de QR Code: o estático e o dinâmico. O código estático é emitido uma única vez e pode ser usado em diversas transações. Ele também pode ter um valor fixo ou permitir que o pagador defina o valor no momento em que for fazer o pagamento. Além disso, ele é o mais indicado para quem é MEI e para pequenas empresas.

Já o código dinâmico só pode ser usado em uma única transação, pois ele é único. Ele pode ter um valor predeterminado, além de conter os dados do pagador e uma data de vencimento, assim como funciona um boleto bancário.

Para emitir esses códigos, basta acessar a sua conta, procurar a opção Pix e buscar a opção de emissão de boleto. Assim, você poderá escolher qual tipo de QR Code você quer e configurá-lo conforme a situação. Para receber, é só apresentar o código impresso aos clientes, pela maquininha de cartão ou ainda por um celular.

Quais os benefícios do Pix para o microempreendedor individual

O Pix traz vários benefícios para quem é MEI. Um deles é o tempo de compensação, que é imediato. Assim, quanto mais rápido o dinheiro está na sua conta, mais rápido você consegue organizar as finanças do seu negócio, o que colabora para o seu desenvolvimento.

Vale saber que essa compensação é válida para todos os dias da semana e para qualquer horário. Portanto, mesmo se você efetuar uma venda em uma noite de domingo, você terá o dinheiro devido na mesma hora.

Além disso, você ainda proporciona aos clientes mais praticidade para pagar pelos produtos ou serviços, o que acaba atraindo mais clientes e aumentando o faturamento.

Outro benefício é o baixo custo, principalmente se comparado às maquininhas de cartão. Infelizmente, mesmo para MEI, o Pix não será gratuito para recebimento de valores relativos a vendas, porém, o custo é mais baixo do que outras formas de pagamento.

Sendo assim, além de conseguir ter acesso aos valores na mesma hora, você ainda economiza e consegue investir mais dinheiro no desenvolvimento do seu negócio.

Quanto custa o pagamento instantâneo para o MEI

O trabalhador MEI poderá fazer pagamentos e transferências pelo Pix sem pagar nada por isso, assim como as pessoas físicas. Porém, caso ele receba valores pelo Pix, e esses valores sejam de vendas de produtos ou serviços, poderá ser cobrada uma tarifa.

De acordo com o Banco Central, o microempreendedor individual pode receber gratuitamente até 30 transações mensais que não sejam por QR Code dinâmico. A partir da 31ª transação, os bancos e instituições financeiras já poderão cobrar o titular da conta.

Além disso, caso o recebimento seja feito por QR Code dinâmico, poderá existir uma tarifa, mesmo que seja o primeiro recebimento do mês.

Portanto, o Pix será de graça para o MEI fazer pagamentos e transferências. Já para receber, poderá existir uma cobrança, a depender do banco onde a conta está registrada. Neste caso, os bancos possuem autonomia para determinar quanto será a tarifa, ou ainda para não cobrar tarifa alguma, como é o caso do Nubank.

Pix ou máquina de cartão?

Se você chegou até aqui, já entendeu que poderá receber valores de produtos e serviços pelo Pix em poucos segundos, mesmo em finais de semana e feriados. Assim, o Pix se apresenta como uma nova forma de pagamento, permitindo que os clientes tenham mais uma opção para pagar pelo que compram.

Nessa situação, ele acaba sendo um concorrente direto das máquinas de cartão de débito. Essas maquininhas possuem tempos diferentes de compensação e ainda cobram taxas sobre os valores passados, além de valores de aluguel ou taxa de aquisição. Portanto, quanto maior o valor que você vende, mais você paga para a empresa do equipamento.

Com o Pix, tudo isso muda. Além do tempo de compensação ser um só e imediato, a taxa é menor, fazendo com que você pague menos a cada venda.

Vale saber que, apesar do pagamento instantâneo poder substituir o cartão de débito, o mesmo não acontece com o cartão de crédito. Com o Pix, não é possível parcelar compras e nem pagar a prazo, uma vez que é necessário ter o dinheiro na conta para fazer a transação, assim como com o cartão de débito.

Se você tem uma maquininha de cartão, considere aceitar também o Pix como forma de pagamento. O cartão de débito ainda existirá, assim como as pessoas ainda o utilizarão para fazer pagamentos. Porém, a tendência é esse uso diminuir.

Saiba mais sobre o Pix e sobre as suas vantagens!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes