Conta poupança para menor de idade: como abrir

Saiba como abrir uma conta poupança para um menor de idade e reservar um dinheiro para o futuro do seu filho!

A conta poupança é muito utilizada pelos brasileiros para poupar e guardar dinheiro, às vezes para um determinado fim, e outras vezes, apenas para compor uma reserva de emergência. Nela, é possível fazer depósitos regulares, enquanto o saldo tem um acréscimo de juros que incide sobre ele, fazendo com que ele aumente.

Várias pessoas usam a conta poupança para reservar, aos poucos, uma quantia para o seu filho, sobrinho ou neto menor de idade, guardando dinheiro para uma faculdade, curso, viagem, festa, entre outros objetivos. Ou, ainda, abrem a conta para a própria utilização do menor, que pode guardar o dinheiro da mesada, por exemplo, e criar o hábito de poupar.

Saiba agora como abrir uma conta poupança para um menor de idade e ter onde guardar o seu dinheiro.

Como abrir conta poupança para menor de idade

Para abrir uma conta poupança para um menor de idade, ele deverá ter um CPF. Sendo assim, caso ele ainda não tenha, clique aqui e veja o processo de como emitir o documento para ele.

Também será necessário um documento de identidade, como o RG. Se o menor de 16 anos ainda não tiver este documento, é possível utilizar a Certidão de nascimento ou ir até o órgão responsável na sua cidade e solicitar a emissão do documento. Menores de 18 anos e maiores de 16 precisam da carteira de identidade para conseguir abrir a poupança.

A abertura da conta implica que o menor, acompanhado de seus pais ou responsáveis legais, compareça à agência da instituição de sua preferência com os documentos necessários para que a conta poupança seja aberta. É preciso levar as vias originais e cópias simples dos documentos listados abaixo:

No momento de abertura, certifique-se de todos os detalhes da conta poupança, como depósito mínimo para abertura (se houver), quem poderá fazer as movimentações de saques e transferências, qual o procedimento necessário depois que o menor completar 18 anos, entre outras informações.

Qual será o rendimento da poupança?

A conta poupança para menores de idade não tem rendimento diferente do rendimento de uma poupança tradicional, o que significa que, a cada mês, o saldo total tem acréscimo de juros que varia conforme a taxa Selic. Sendo assim, independente da instituição financeira que você escolher, o rendimento será o mesmo.

Com a meta da Selic inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança  se dá pelo cálculo 70% da Selic + TR (taxa referencial). Em 06 de maio de 2020, a taxa Selic está em 3,0% ao ano, enquanto a TR está zerada, o que faz com que o rendimento anual da poupança seja de, aproximadamente, 2,1%. Clique aqui para saber como calcular o rendimento mensal da poupança e saber quanto o saldo total da conta aumentará a cada mês.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL