Como funciona o seguro de cartão de crédito

Este tipo de seguro cobre possíveis fraudes e demais cobranças indevidas no cartão de crédito. Saiba mais. 

As seguradoras oferecem planos de proteção e assistência com o objetivo de que o responsável por determinado bem consiga cobrir os custos de possíveis sinistros. O seguro é oferecido para diferentes bens, como carro, casa, celular e até mesmo produtos financeiros solicitados em bancos, incluindo empréstimos e cartões de crédito.

O seguro de cartão é uma alternativa que cobre possíveis gastos e pagamentos feitos após o roubo do objeto utilizado em compras e saques. O serviço de proteção é oferecido por bancos aos clientes, que podem pagar pelo seguro de forma mensal ou à vista.

Para quem utiliza o cartão de crédito com frequência para pagar compras, o seguro pode ser uma boa opção, mas, em outros casos em que o uso dele é menor, o serviço é pouco viável. Entenda mais sobre os benefícios do seguro de cartão de crédito e veja onde é possível contratá-lo.

Entenda o seguro de cartão de crédito

Quando há algum gasto que o titular do cartão desconhece em alguma loja ou site, ele tem o direito de contestar a dívida junto à empresa ou banco que fornece o cartão de crédito. Caso seja constatada alguma operação que não foi autorizada pelo cliente, o banco terá que tomar providências, como fazer o bloqueio imediato do cartão e enviar a ocorrência para análise no setor de roubos e fraudes, além de enviar um novo cartão e senha para o titular.

O cliente que possui o seguro de cartão de crédito consegue reaver o valor perdido de acordo com as regras de cobertura do seu contrato. Em caso de perda ou roubo do cartão, o responsável deve entrar em contato com a empresa para fazer o bloqueio imediato do item, evitando possíveis gastos indevidos. Se porventura algum valor tenha sido sacado ou usado em compras por um desconhecido, o seguro garantirá o reembolso da quantia gasta na compra.

Dependendo da gravidade do roubo do cartão, o cliente terá que abrir um Boletim de Ocorrência para acionar o seguro e ter direito ao reembolso do valor gasto por terceiros.

Coberturas do seguro

Em caso de perda, furto e roubo, o seguro de cartão de crédito garante o reembolso do dinheiro utilizado por terceiros em compras ou outros tipos de fraldes. Para ter direito ao reembolso do valor utilizado, o cliente terá que acionar o seguro assim que perceber a ausência do cartão ou quando foi roubado, pois algumas empresas só liberam a indenização do seguro dentro de uma quantidade máxima de dias e até de horas após o sinistro.

Nos casos mais graves em que o cliente é assaltado e obrigado a fazer compras para os criminosos, o seguro pode garantir todo o valor que foi sacado enquanto o titular estava como refém, incluindo outros custos com roubo de bolsa ou carteira.

Algumas apólices de seguro de cartão de crédito possuem coberturas adicionais que protegem, além dos recursos financeiros, a vida pessoal do cliente. É possível adicionar assistências em caso de morte ou invalidez do titular do cartão durante o sinistro, assim, o responsável pelo cartão ou os familiares mais próximos receberão uma ajuda financeira durante esse momento mais delicado.

Vantagens e desvantagens do seguro para o cartão

Quem paga esse tipo de seguro tem uma garantia maior de que terá a ajuda necessária se houver furto ou roubo do cartão. Geralmente, a mensalidade da proteção do cartão de crédito custa em média R$ 10 e é cobrada junto com a fatura. Por isso, é uma opção acessível pra quem quer ficar mais seguro em relação ao uso do cartão.

Os clientes que contratam este tipo de seguro devem ficar atentos com o prazo máximo e as regras para acionar a assistência contratada, pois as empresas estabelecem períodos para que o responsável registre a ocorrência do sinistro e consiga a indenização de possíveis gastos indevidos. Caso o cliente demore para comunicar a perda, o seguro poderá não cobrir o dinheiro gasto pelo cartão.

Onde contratar o serviço e proteger o cartão de crédito

Quem utiliza cartões de créditos vinculados aos bancos Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil consegue contratar um seguro de cartão e se proteger contra possíveis roubos e fraudes. Os bancos ainda garantem proteções e assistência pessoal contra possíveis sinistros mais graves, como transporte médico, morte acidental e invalidez.

Se ficou interessado no seguro de cartão oferecido pelos bancos, procure a central de atendimento da instituição bancária em que você utiliza o serviço e peça mais informações sobre as coberturas e os custos mensais que terá com a contratação da assistência.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL