Carregando...

InícioPostsCartão - Crédito

Entenda a diferença entre os cartões de crédito e débito

Entenda a diferença entre os cartões de crédito e débito

Descubra quais as formas de pagamento que cada um permite e entenda as principais regras para o cancelamento dos cartões de crédito e débito. Usar cartões para fazer pagamentos, de fato, torna o seu dia a dia mais prático. Afinal, você não precisa andar com dinheiro na carteira e, de quebra, tem vantagens como milhagens […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Descubra quais as formas de pagamento que cada um permite e entenda as principais regras para o cancelamento dos cartões de crédito e débito.

Usar cartões para fazer pagamentos, de fato, torna o seu dia a dia mais prático. Afinal, você não precisa andar com dinheiro na carteira e, de quebra, tem vantagens como milhagens e descontos dependendo do modelo e tipo que comprar.

Diferença entre cartões de crédito e débito

Os cartões mais comuns atualmente são os de débito e de crédito. Mas você conhece as principais diferenças entre eles? E sabe dizer qual a melhor opção para esse tipo de orçamento? Confira agora a comparação que a Konkero fez para esclarecer as principais dúvidas que você pode ter sobre estes dois cartões.

Cartão de Crédito

  • Com ele, você leva o produto agora e o dinheiro dessa compra sairá da sua conta quando a fatura chegar, ou seja, ele funciona no estilo “compre já, pague depois”.
  • Você pode pedir o seu no banco onde possui conta corrente, em uma loja, ou por telefone com uma emissora de cartões, como a Credicard, sem precisar ter conta bancária.
  • É um empréstimo que o banco faz. Afinal, quando você usa um cartão de crédito, está se comprometendo a pagar todas as compras em uma data definida. E, conforme você paga a fatura, um novo limite de crédito é liberado.
  • Aqui as chances são maiores de você perder o controle nas contas, pois dá para gastar sem ter todo o dinheiro no momento da compra.
  • É possível parcelar as compras e, dependendo da loja, nem sempre você paga juros nesse parcelamento.

Cartão de Débito

  • Funciona como “compre já, pague já”. Ou seja: o dinheiro sai da sua conta na mesma hora. E, se você tiver o cheque especial, ele consome esse empréstimo quando sua conta fica sem dinheiro.
  • Você precisa ter conta corrente em um banco, pois é deste local que o dinheiro gasto no cartão será descontado.
  • É um dinheiro que sai direto da sua conta. Se você tentar fazer uma compra acima do valor que tem disponível no banco, ela não será aceita – exceto nos casos em que você tem o limite do cheque especial liberado. E, se você entrar nesse limite, pagará juros por isso.
  • Com ele, é mais difícil perder o controle financeiro, porque você só consegue gastar o que tem na conta, caso não tenha o cheque especial aprovado.
  • Não dá para parcelar as compras.

Quando usar cartão de crédito e quando usar cartão de débito?

Mas como saber em qual momento usar um cartão ou o outro? “Levando em conta a minha experiência em orientações financeiras, o ideal é usar o cartão de crédito para pagar as compras maiores, como eletrodomésticos, passagens de viagens e compras mensais no supermercado, e escolher o débito para as compras do dia a dia. Dessa forma, será mais fácil controlar quanto se está gastando no crédito e se programar para quitar a fatura que virá”, orienta o consultor financeiro da Konkero, Guilherme de Almeida Prado.

Com o tempo, o cartão de crédito pode ser um aliado no controle das finanças, porque a fatura traz, mensalmente, todos os gastos detalhados, o que ajuda no planejamento financeiro. Mas lembre-se de sempre anotar o total gasto com o cartão para não perder o controle do quanto terá que pagar no mês seguinte.

Fique atento: segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), no início de 2019, cerca de 62 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Por isso, se você solicitar um cartão de crédito, saiba como usar bem o limite do seu cartão e procure criar uma forma de acompanhar os gastos para não ser surpreendido quando a fatura chegar.

Qual é a diferença entre cancelar um cartão de débito e um cartão de crédito?

Qual dos dois cartões é o mais fácil de cancelar? Veja as informações abaixo e decida qual a melhor escolha para você.

Cartão de Crédito

Para cancelar, não é necessário ir a uma agência, mas você terá que pagar as despesas do cartão e verificar se existem pagamentos pendentes, como parcelas de anuidade. Estas cobranças pendentes podem ser transferidas para o débito automático em conta corrente. Se estiver com dificuldades para pagar a fatura do cartão, converse com o emissor e veja se ele oferece condições especiais para esse pagamento.

Cartão de Débito

Diferentemente do cartão de crédito, para cancelar o cartão de débito é necessário ir à própria agência onde você tem conta. Caso existam dívidas no cheque especial, elas deverão ser quitadas.

O emissor não pode se negar a conceder o cancelamento do cartão de crédito, mesmo que você ainda tenha dívidas nele. Mas lembre-se: cancelar o cartão não anula a sua dívida. Ou seja, mesmo após o cancelamento, você ainda receberá faturas mensais em sua casa, até terminar de efetuar todos os pagamentos ao emissor.

Depois de cancelado, o ideal é que você destrua o seu cartão. Assim, você evita que alguém cometa uma fraude utilizando os seus dados pessoais.

Cartão de crédito básico e cartão de crédito diferenciado

Se você decidiu contratar um cartão de crédito, saiba que existem duas categorias: o básico e o diferenciado. O básico é utilizado para o pagamento de bens e serviços, já o diferenciado é aquele que, além de permitir o pagamento de bens e serviços, ainda está associado a programas de benefícios e recompensas. Ou seja, ele oferece benefícios adicionais, como programas de milhagem, seguros de viagem, descontos em compras, entre outros. Por lei, o valor da anuidade do básico deve ser menor do que a taxa cobrada no diferenciado, então, não deixe de confirmar esta informação. Quer saber mais? Descubra quais são as cinco etapas para escolher seu cartão de crédito.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes