Saiba recuperar a sua bagagem e evite prejuízos

Perder a mala pode causar uma imensa dor de cabeça. Confira como recuperar a sua bagagem em caso de extravio.

O que fazer quando há extravio de bagagem

Você pode planejar tudo nas suas férias: hotel, passagem, passeios, compras… mas algumas situações são difíceis de prever. Evitar o extravio da bagagem, por exemplo, é algo que não depende apenas dos cuidados que você tem. Isso acontece, principalmente em época de férias e feriados, porque o fluxo de bagagens em aeroportos e rodoviárias costuma ser maior e as empresas acabam trocando o destino das malas.

Dependendo da organização feita pela companhia aérea na hora de identificar a bagagem do passageiro e despachá-la, pode ocorrer das malas seres extraviadas. Mas para minimizar a dor de cabeça que vem junto com este problema, conheça os seus direitos e saiba como agir se isso acontecer com você.

O que fazer se a bagagem extraviar

Dê o primeiro passo assim que souber da perda da bagagem. Em viagens de avião, peça o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) para declarar o problema. Se não receber este documento, escreva o que aconteceu e peça a assinatura de algum funcionário da companhia. Faça duas vias deste documento e guarde uma das cópias com você.

Segundo a Proteste, tanto o formulário quanto o documento escrito à mão devem conter:

. Nome, endereço e telefone;
. Local e data do embarque;
. Nome da companhia;
. Descrição do problema (neste caso, extravio da bagagem);
. Local, data e horário deste extravio;
. Número da etiqueta da bagagem;
. Modelo e cor da mala;
. Alguma identificação externa que havia na bagagem;
. Descrição do conteúdo da mala.

Para fazer esta reclamação, você deverá apresentar o comprovante de despacho da bagagem, pois ele mostra que o transporte foi feito. Após a notificação do problema, existe um prazo para a empresa recuperar a sua mala. No caso de voos internacionais, 21 dias é o tempo limite. Já para voos nacionais, o prazo é maior: 30 dias, o mesmo para extravio em viagens de ônibus.

Se a bagagem não for devolvida neste período, é seu direito receber uma indenização da empresa. Procure um órgão de defesa do consumidor, como Procon ou Idec, e peça orientações sobre o que fazer.

Nos casos de viagens rodoviárias, siga as mesmas orientações e faça o documento registrando a perda, mas procure a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Dica: Se você precisar repor roupas ou objetos de higiene pessoal, guarde as notas fiscais e peça o ressarcimento à empresa. Saiba mais nos sites do Ministério do Turismo, da Proteste, e tenha uma boa viagem!

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