Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Consignado

Empréstimo consignado com garantia de FGTS: como funciona

Empréstimo consignado com garantia de FGTS: como funciona

Entenda como funciona o empréstimo consignado com garantia de FGTS e saiba se ele vale a pena. O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que permite que o seu contratante pague taxas mais baixas do que em um empréstimo pessoal ou no cheque especial, por exemplo. Isso acontece porque a empresa credora tem mais […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Entenda como funciona o empréstimo consignado com garantia de FGTS e saiba se ele vale a pena.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que permite que o seu contratante pague taxas mais baixas do que em um empréstimo pessoal ou no cheque especial, por exemplo. Isso acontece porque a empresa credora tem mais segurança de que a dívida contraída será paga, uma vez que os pagamentos são debitados diretamente do salário ou benefício do contratante.

Além do salário e do benefício, os bancos e instituições financeiras também podem ter como garantia o saldo de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador que tem carteira assinada, sendo mais uma opção para quem precisa do crédito.

Entenda como funciona o empréstimo consignado com garantia de FGTS e saiba se vale a pena fazer essa contratação.

Como funciona o empréstimo consignado com garantia de FGTS

Em um empréstimo consignado privado, por exemplo, o trabalhador com carteira assinada faz a contratação do crédito junto à instituição financeira conveniada à sua empresa empregadora, e tem, a cada mês, o valor da parcela debitado diretamente do seu salário, antes mesmo de receber do seu patrão. Sendo assim, o funcionário não tem nem acesso ao dinheiro, que vai diretamente para a instituição financeira como pagamento do empréstimo.

Já o consignado com garantia de FGTS funciona tanto como um empréstimo consignado, quanto como um empréstimo com garantia. Nele, o funcionário contrata o crédito na instituição que tem convênio com a sua empresa empregadora, e tem as parcelas que devem ser pagas descontadas diretamente do seu salário, como um consignado comum.

Caso o contratante perca o emprego por motivo de demissão sem justa causa, culpa recíproca ou força maior, ele pode usar até 10% do saldo do FGTS e 100% do valor da multa rescisória como garantia de que o empréstimo será pago. Sendo assim, o dinheiro do FGTS só será tocado caso o contratante não efetue os pagamentos adequadamente.

A modalidade mantém a principal vantagem do consignado tradicional, que é a taxa de juros mais baixa. Nela, as taxas não podem ultrapassar 3,5% ao mês, enquanto o cheque especial pode ir até os 8% a.m., e o empréstimo pessoal pode superar os 20% a.m..

No primeiro semestre de 2020, o consignado com garantia de FGTS pode sofrer algumas mudanças, permitindo que os valores do saque-aniversário também sejam utilizados como garantia. Porém, apenas os adeptos ao saque-aniversário poderão contratar essa modalidade, que ainda não foi regulamentada.

Como solicitar este empréstimo

O primeiro banco a autorizar e comercializar o crédito consignado com garantia de FGTS foi a Caixa Econômica, que também é responsável pela administração do fundo. No entanto, essa modalidade está temporariamente suspensa na instituição financeira.

Os demais bancos, como Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco, ainda não aderiram à modalidade.

O consignado com garantia de FGTS vale a pena?

O empréstimo consignado é uma ótima alternativa para quem está precisando de dinheiro, pois ele tem as taxas mais baixas entre as demais linhas de crédito, e não permite que o interessado pegue mais de 30% do seu salário, evitando o possível endividamento.

O consignado com garantia de FGTS também é um bom negócio, no entanto, é preciso ter cuidado: o objetivo do fundo é dar segurança ao recém-desempregado e supri-lo enquanto ele não encontra outra fonte de renda. Se ele for usado como garantia e o contratante, por algum motivo, não conseguir pagar o empréstimo, o saldo do FGTS pode ser diminuído.

Por isso, é importante ter cuidado e se planejar financeiramente, não apenas antes de contratar um consignado com garantia de FGTS, mas antes de qualquer decisão financeira, e ainda, investir em uma reserva de emergência sempre que possível, não dependendo apenas do FGTS e do seguro-desemprego em situações de perda de emprego.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes