Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Consignado

Empréstimo consignado com garantia de FGTS: onde fazer

Empréstimo consignado com garantia de FGTS: onde fazer

Saiba onde fazer o empréstimo consignado com garantia de FGTS e entenda mais sobre essa modalidade de crédito. O empréstimo consignado com garantia de FGTS é uma modalidade de crédito na qual o funcionário que atua em uma empresa privada pode dar como garantia pelo crédito consignado uma parte do saldo do seu FGTS (Fundo […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Saiba onde fazer o empréstimo consignado com garantia de FGTS e entenda mais sobre essa modalidade de crédito.

O empréstimo consignado com garantia de FGTS é uma modalidade de crédito na qual o funcionário que atua em uma empresa privada pode dar como garantia pelo crédito consignado uma parte do saldo do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Assim como no consignado privado tradicional, o interessado pode pegar emprestado até 30% do seu salário e ter as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento. No caso de inadimplência, caso o funcionário tenha saído do emprego por motivo de demissão sem justa causa, culpa recíproca ou força maior, a empresa credora pode utilizar os recursos do FGTS que foram dados como garantia como pagamento da dívida, assim como em um refinanciamento de imóvel ou automóvel.

Saiba onde você pode contratar o crédito consignado com garantia de FGTS e entenda um pouco mais sobre essa modalidade, sabendo se o crédito vale a pena ou não.

Onde fazer o empréstimo consignado com garantia de FGTS

O crédito consignado com garantia de FGTS foi aprovado por lei em 2016, mas só em 2018 é que começou a ser utilizado. A Caixa Econômica, instituição financeira responsável pela administração do Fundo de Garantia, foi o primeiro banco a oferecer esse tipo de crédito aos seus clientes. No entanto, a modalidade está temporariamente suspensa no banco.

Para conseguir contratar o empréstimo, era necessário que a empresa empregadora do interessado tivesse convênio de consignado com a Caixa, e que o contratante tivesse uma margem consignável, saldo no FGTS e uma conta na Caixa, podendo ser tanto conta corrente como conta salário – desde que recebesse o salário pela instituição financeira.

A partir de 2020, o interessado também poderá usar como garantia do crédito o saque-aniversário do FGTS, caso tenha escolhido por este tipo de saque. Porém, até o momento, a modalidade ainda não foi regulamentada, não sendo possível saber quais bancos e instituições financeiras que vão disponibilizar o tipo de linha de crédito.

Como funciona este empréstimo

O empréstimo consignado privado tem taxas de juros mais baixas porque oferece mais segurança de pagamento à empresa credora. O risco de inadimplência é mais baixo do que em um empréstimo pessoal, por exemplo, pois é mais difícil de o contratante dar um calote, uma vez que os valores referentes aos pagamentos mensais são descontados do seu salário.

Com um baixo risco de prejuízo, as instituições podem oferecer melhores condições de pagamento na concessão de crédito. Porém, especialmente no caso do consignado privado, ainda existe o risco de o funcionário ser desligado da empresa, o que diminui a garantia do recebimento.

Com a garantia do FGTS no empréstimo consignado, a segurança das instituições aumenta; os pagamentos continuam sendo descontados do salário do funcionário, porém, caso ele seja desligado da empresa e não cumpra com os pagamentos do empréstimo adequadamente, o saldo do FGTS que foi dado como garantia servirá para cobrir a dívida.

Desta forma, o empréstimo consignado, que já tinha taxas de juros baixas, tem taxas menores ainda, não podendo ultrapassar 3,5% ao mês.

O consignado com garantia de FGTS: vale a pena?

Recorrer ao empréstimo consignado é uma boa opção para quem está precisando de dinheiro, pois ele é bem mais barato do que outras linhas de crédito, como empréstimo pessoal ou cheque especial. Além disso, ele não permite a contratação de valores superiores a 30% do salário do contratante, evitando o possível endividamento.

Apesar do consignado com garantia de FGTS ser ainda mais barato do que o consignado público tradicional, é necessário levar em conta outros fatores: o fundo de garantia é exatamente uma garantia para o trabalhador recém-desempregado, que tem a sua fonte de renda interrompida. Se ele for usado como garantia e o contratante, por algum motivo, não conseguir pagar o empréstimo, o saldo do FGTS pode ser diminuído, afetando o orçamento mensal enquanto não há outra fonte de renda.

Por isso, é importante ter cuidado e se planejar financeiramente, não apenas antes de contratar um consignado com garantia de FGTS, mas antes de qualquer decisão financeira, e ainda, investir em uma reserva de emergência sempre que possível, não dependendo apenas do FGTS e do seguro-desemprego em situações de perda de emprego.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes