Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Consignado

Como funciona o empréstimo consignado

Como funciona o empréstimo consignado

Entenda o empréstimo consignado e saiba se ele será uma boa escolha para você.  O empréstimo consignado é um dos créditos oferecidos por bancos e financeiras para quem precisa de dinheiro rápido para pagar contas e gastos inesperados. Esse tipo de empréstimo é mais barato por conta das taxas de juros praticadas sobre o valor […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Entenda o empréstimo consignado e saiba se ele será uma boa escolha para você. 

O empréstimo consignado é um dos créditos oferecidos por bancos e financeiras para quem precisa de dinheiro rápido para pagar contas e gastos inesperados. Esse tipo de empréstimo é mais barato por conta das taxas de juros praticadas sobre o valor e da garantia, pois o pagamento da dívida é descontado diretamente da folha do salário ou benefício do cliente.

Aposentados e pensionistas do INSS, funcionários e públicos e trabalhadores com carteira assinada são os públicos que os bancos e lojas de crédito mais procuram para oferecer o empréstimo consignado. Isso ocorre devido a estabilidade de pagamento dessas pessoas ser maior, o que apresenta poucos riscos de prejuízo para a empresa que emprestou o dinheiro.

Veja mais informações sobre as regras do empréstimo consignado, e saiba como solicitar o crédito com segurança e sem riscos de ficar negativado.

Entenda o empréstimo consignado

O empréstimo consignado, assim como outras linhas de crédito, deve ser pago ao banco em parcelas conforme o prazo estabelecido em contrato. No entanto, o pagamento do empréstimo consignado não é feito via boleto bancário. O desconto da parcela ocorre diretamente do salário do cliente ou do benefício recebido do INSS. O valor das parcelas do empréstimo não pode ultrapassar 30% do pagamento recebido pelo cliente, esse limite corresponde à margem consignável.

Como as empresas têm a garantia de que o pagamento será feito, as taxas de juros do empréstimo consignado são menores, variam entre 1% e 2% ao mês sobre o valor da parcela. Além desse custo, a dívida sofre o acréscimo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A taxa de juros e o IOF juntos somam o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, que deve ser levado em conta antes da assinatura do contrato para saber a diferença do preço final da dívida.

Como pegar um empréstimo

O interessado em contratar o crédito consignado deve ir até o banco em que recebe o salário ou benefício e consultar quanto pode pegar emprestado pelo consignado, levando em consideração a margem de desconto da parcela sobre o pagamento. O banco fará uma análise de crédito do interessado e, se aprovado, o empréstimo será liberado em pouco tempo na conta. Nessa etapa, o cliente deve manter uma postura responsável e pegar apenas o valor que precisa para não ficar endividado com o banco.

Outra forma de conseguir um empréstimo consignado é por meio das empresas que oferecem o crédito online. Fazendo uma simulação nos sites, a empresa encaminha a proposta para diferentes bancos e empresas de crédito e o cliente, por sua vez, escolhe a melhor oferta para o seu bolso. O processo de contratação é feito totalmente online, assim, o cliente não precisa se deslocar até um banco para apresentar comprovantes e assinar o contrato.

O que considerar na escolha do empréstimo

O primeiro item importante que deve ser levado em conta é o valor do empréstimo que você precisa para pagar as contas e aliviar o orçamento. Tenha em mente que o empréstimo consignado será uma dívida com o banco e, caso ocorra o atraso do pagamento, serão cobrados juros por atraso e o empréstimo ficará mais caro. Portanto, pegue emprestado apenas a quantia necessária para resolver o seu orçamento.

Outro fator importante é pensar nas dívidas que você já possui e, sobretudo, em outros pagamentos que estão em atraso. Caso o seu nome esteja negativado, será mais difícil que o banco libere o valor solicitado. O ideal é regularizar as dívidas atrasadas primeiro e, somente depois, fazer o empréstimo consignado.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes