Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Garantia de Imóvel

Hipoteca de imóvel: como fazer

Hipoteca de imóvel: como fazer

Usar seu imóvel como garantia de um empréstimo é uma decisão que precisa ser bem planejada. Confira como fazer uma hipoteca de imóvel. Quem tem um imóvel registrado no próprio nome e precisa de dinheiro, pode hipotecar a casa ou o apartamento para levantar essa grana. A hipoteca, também chamada de refinanciamento imobiliário, é um empréstimo […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Usar seu imóvel como garantia de um empréstimo é uma decisão que precisa ser bem planejada. Confira como fazer uma hipoteca de imóvel.

Fazer-ou-não-uma-hipoteca

Quem tem um imóvel registrado no próprio nome e precisa de dinheiro, pode hipotecar a casa ou o apartamento para levantar essa grana. A hipoteca, também chamada de refinanciamento imobiliário, é um empréstimo que tem como garantia de pagamento um imóvel já quitado.

Por esse motivo, os bancos que fazem refinanciamento cobram taxas de juros menores do que as taxas de empréstimo pessoal ou cheque especial, por exemplo, que não têm um bem como garantia.

Se você tem medo de pegar um empréstimo que entrega a sua casa como garantia, saiba que mesmo assim vale a pena considerar esse crédito. Você precisa tomar dois cuidados: conhecer bem seus gastos e a sobra de dinheiro por mês, além de saber em quais situações vale a pena ir atrás do refinanciamento. Confira!

Quando hipotecar a casa

Confira algumas situações em que vale a pena refinanciar o imóvel:

1. Ampliar o negócio

Nesse caso, você tem uma empresa, quer aumentar o lucro e acredita que uma reforma vai trazer mais dinheiro. Então, vale a pena fazer uma hipoteca porque você sabe que terá o dinheiro para pagar a hipoteca e não corre riscos de perder a sua casa no futuro.

2. Reformar a casa

Aqui, você valoriza o imóvel que precisa de uma reforma, mas paga um empréstimo que tem prazos maiores (até 30 anos) e taxas melhores do que os juros do cartão de crédito, do cheque especial ou do empréstimo pessoal.

3. Quitar dívidas mais caras

O dinheiro da hipoteca pode ajudá-lo a pagar outras dívidas que têm juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. Assim você concentra todas as parcelas em apenas um empréstimo.

O que saber sobre a hipoteca de imóvel

Antes de entrar nessa dívida, saiba que não basta ter um imóvel para dar como garantia: o banco faz uma análise de crédito. Ou seja, ele checa se você tem condições de pagar as parcelas da hipoteca. Além disso, o banco também verifica se você está com o nome sujo.

Se tudo estiver certo, o empréstimo é autorizado e você pode pegar o dinheiro. Você pode tentar pegar até 60% do valor do imóvel, mas tudo depende desta avaliação.

Hipoteca e refinanciamento imobiliário são a mesma coisa?

Tecnicamente os bancos tem feito uma operação chamada de alienação fiduciária nos refinanciamentos de imóvel e a hipoteca tem sido menos utilizada. Na prática, para o consumidor, a principal característica é igual: em ambas o imóvel fica como garantia do pagamento do empréstimo.

Os benefícios da hipoteca

Além de conseguir um empréstimo alto, o prazo de pagamento é longo. “O cliente pode ter até 30 anos para pagá-lo” diz Tatiana Viola de Queiroz, advogada da Associação Proteste.

Como existe uma casa de garantia, o banco normalmente cobra juros menores nestas prestações. Mesmo assim, é bom pesquisar as diferentes instituições que oferecem esse empréstimo.

O grande risco de hipotecar sua casa

Se você não conseguir pagar as parcelas da hipoteca, pode perder o bem. “Pela lei, uma prestação não paga já é o suficiente para fazer o cliente perder a casa. Mas os bancos costumam esperar de três a quatro prestações em atraso para tomar essa atitude”, comenta Tatiana.

Por isso, muita atenção na hora de fechar uma hipoteca. “É preciso saber como está a situação financeira atual e quais despesas podem aparecer no futuro. Se um bom planejamento não for feito, o cliente pode encontrar problemas  para pagar o que deve”, orienta o economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicola Tingas.

Além de organizar seu orçamento, pesquise se existem outras opções para pegar o crédito que você precisa. “Procure saber se esse empréstimo é realmente o mais adequado. Se quiser usar o dinheiro para abrir um negócio, por exemplo, existem linhas de crédito específicas para isso”, explica o profissional.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes