Empréstimo empresarial: onde e como contratar

Saiba onde você encontra empréstimo empresarial e como deve fazer para contratar o crédito!

Ao decidir abrir uma empresa, o empreendedor se depara com diversos gastos: equipamentos necessários para o serviço, custos com energia e água, folha de pagamento, entre outros, além do próprio custo de abertura da empresa. Para ajudar os empresários a custear tudo isso e viabilizar a atividade empresarial, bancos e instituições financeiras oferecem tipos diferentes de empréstimos para empresas, e assim, colaboram para o desenvolvimento do negócio.

Alguns tipos de empréstimos para pessoas jurídicas são o capital de giro, a antecipação de recebíveis, o peer to peer lending, o cheque especial, o microcrédito e o cartão BNDES. Saiba como cada um funciona, onde você pode encontrá-los e como fazer caso queira fazer a contratação.

Capital de giro

O capital de giro é um dos empréstimos empresariais mais solicitados. Ele normalmente é usado pelo empresário para pagar as despesas com pessoal (como folha de pagamento), compra e manutenção de equipamentos, entre outras coisas essenciais para que o trabalho seja mantido. Conforme o seu prazo de pagamento, a taxa de juros pode ser maior ou menor. Sendo assim, taxas menores são aplicadas caso o empréstimo seja pago em até 12 meses, e as taxas maiores incidem sobre o crédito pago em um prazo maior que este período.

Vale saber que, independente do prazo de pagamento, as taxas de capital de giro sempre são mais baixas do que as aplicadas em um empréstimo pessoal. Portanto, se você estiver abrindo sua empresa e pensa em pegar um empréstimo, saiba que pagará menos juros se contratar a linha de crédito com CNPJ e não CPF.

Onde contratar

É possível contratar o capital de giro em bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú, a Caixa Econômica e o Santander, que são os 5 principais bancos do país. Você também pode contratar essa linha em uma plataforma digital como a BizCapital, que permite a contratação totalmente online.

Uma boa dica é você procurar o empréstimo no banco onde já tem conta, pois o seu gerente pode ter condições especiais para você.

Como contratar

Se você quer fechar o empréstimo em um dos bancos tradicionais, você pode se dirigir até uma agência ou fazer a solicitação por meios digitais, caso essa opção seja disponibilizada pelo banco de sua escolha. Converse com o seu gerente e veja se você consegue fazer a contratação à distância ou se precisa ir até a agência com determinados documentos. No Banco do Brasil, por exemplo, você pode contratar o capital de giro pela internet, enquanto na Caixa é preciso ir até uma agência.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é quando o empresário antecipa o recebimento de um dinheiro que está para entrar. Sendo assim, caso o dono da empresa tenha alguns clientes que pagam os honorários no final do mês, mas esteja precisando do dinheiro agora, ele pode contratar a antecipação de recebíveis e ter o dinheiro em mãos no momento em que precisa. Assim, quando os clientes pagarem, o empréstimo será pago.

No entanto, sendo um tipo de empréstimo, ele também sofre taxas. Portanto, não se esqueça que o serviço traz facilidade, porém, deve ser pago como qualquer outro. Clique aqui para saber mais sobre como funciona este tipo de crédito.

Onde contratar

Bancos tradicionais também oferecem este tipo de linha de crédito. O Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander permitem que o empresário receba agora o que iria receber depois, e pague o empréstimo quando receber a quantia determinada.

Além disso, outras empresas também fornecem a antecipação de recebíveis. É o caso do banco digital Inter, onde a contratação pode ser feita 100% online.

Como contratar

Vale saber que há diversos tipos de antecipação de recebíveis: antecipação de cheques, títulos, duplicatas, crédito, entre outros, o que possibilita que a contratação seja diferente em todos os casos.

Por isso, entre em contato com o seu gerente e veja quais as condições do banco para você, que já é correntista. Na maioria dos casos, é possível fazer a contratação pelo telefone e internet, enviando por e-mail os documentos necessários, como extratos, faturamentos, contratos sociais, notas e ordens de pagamento, entre outros. Mas lembre-se: você deve falar com o gerente da sua conta PJ, não pessoal.

Já nas empresas digitais, acesse a plataforma desejada e procure por antecipação de recebíveis na parte de serviços para empresas. Envie a sua proposta e aguarde o retorno do banco.

Peer to peer lending

O peer to peer é como um empréstimo tradicional, porém, não é feito com bancos, mas sim, com empresas digitais que deixam o crédito mais barato, exatamente por não terem uma estrutura enorme e serem mais enxutas. Assim, colaboram para o desenvolvimento rápido e barato das empresas e para o crescimento da economia. Clique aqui para saber mais sobre o peer to peer.

Onde contratar

Por não ser oferecido em bancos, o peer to peer só é encontrado em plataformas digitais, como o Nexoos e a Biva.

Como contratar

Uma vez que somente empresas digitais oferecem esse tipo de empréstimo, a contratação é 100% online e prática. Acesse as plataformas e envie a sua proposta de crédito, enviando também os documentos necessários para a análise, como os documentos pessoais do empreendedor, o CNPJ da empresa e uma declaração de faturamento anual.

Cheque especial

O cheque especial não é visto como um empréstimo por muitas pessoas, mas deveria. Trata-se de um limite que os bancos aprovam para os seus correntistas pessoas jurídicas, que fica disponível para uso, às vezes mesmo sem uma solicitação.

O valor aparece para o correntista como se fosse integrante do seu saldo bancário, no entanto, deve ser evitado ao máximo, considerando as taxas altíssimas aplicadas. Não se deixa enganar: saiba distinguir o seu saldo real do valor do cheque especial e evite o pagamento de juros e taxas bem salgadas.

Onde contratar

O cheque especial é disponibilizado pelos bancos onde os empresários têm conta. Desta forma, é possível encontrar o empréstimo nos bancos tradicionais e também em alguns digitais, como o Next.

Como contratar

Em algumas situações, o cheque especial nem precisa de contratação; é um limite pré-aprovado, por isso, não exige que você entre em contato com o banco para solicitar. No entanto, caso esteja interessado e o seu banco ainda não disponibilizou, fale com o seu gerente e veja quais são os limites disponíveis para você.

Microcrédito

O microcrédito é específico para pessoas físicas ou microempreendedores que pretendem montar ou ampliar um negócio. Com taxas reduzidas, tem fácil contratação e aprovação, tudo para que você consiga desenvolver a sua empresa e colaborar com o crescimento da economia.

Sem limite de renda familiar para aprovação, este empréstimo não é oferecido por todos os bancos. Porém, os que fazem parte do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) disponibilizam um acompanhamento aos contratantes do crédito, com orientações financeiras. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o microcrédito!

Onde contratar

Os cinco principais bancos tradicionais que atuam no Brasil oferecem essa modalidade de crédito. Portanto, caso você tenha conta PJ ou mesmo PF em algum deles, verifique as condições com o seu gerente. Você pode contratar no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Bradesco e Itaú.

Como contratar

Dependendo do banco onde você tem conta ou onde escolheu fazer a contratação, você pode pegar o crédito pela internet, por intermédio do seu gerente, ou você deve marcar uma visita na central de atendimento do banco e ir presencialmente em uma agência para fazer a contratação, como é o caso do Itaú. De qualquer modo, não deixe de conferir com o seu gerente.

Cartão BNDES

Este tipo de empréstimo é um cartão fornecido pelo BNDES, o Banco Nacional do Desenvolvimento, e pode ser utilizado para a compra de suprimentos e materiais necessários para o crescimento e atuação da empresa. Com ele, é possível escolher entre mais 200 mil itens cadastrados no catálogo.

Ideal para micro, pequena ou média empresa, o crédito tem taxas atrativas, uma vez que são inferiores às que incidem sobre empréstimos tracionais. Clique aqui para saber mais sobre o cartão BNDES.

Onde contratar

É possível fazer essa contratação pela internet, pelo site do BNDES.

Como contratar

Pela internet, é preciso acessar o portal de operações do cartão do BNDES e solicitar o cartão. Defina qual a modalidade do seu empréstimo – tradicional ou agro – e preencha o formulário com os dados solicitados, como CNPJ, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), setor, ramo de atividade, entre outros. Escolha o banco emissor do cartão, que deve ser o mesmo onde você tem conta corrente, e finalize a proposta enviando os documentos necessários, como uma certidão negativa de débitos, certificado de regularidade do FGTS, entre outros.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL