5 cirurgias que você pode fazer pelo SUS e não sabia

Redução de estômago, catarata e vasectomia são algumas das cirurgias que você pode fazer de graça pelo Sistema Único de Saúde

Transplantes, cirurgias contra o câncer e curetagem após um aborto são alguns dos procedimentos mais procurados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso quer dizer que muita gente sabe que pode solicitar essas cirurgias gratuitamente, se precisar. No entanto, é necessário que o paciente realize um acompanhamento na rede pública de atendimento e tenha paciência pois a liberação de alguns procedimentos podem levar meses.

Existem outros tipos de operações menos conhecidas e que também têm acesso gratuito garantido pelo governo. Confira abaixo mais informações para entender sobre as cirurgias na rede pública.

Cirurgia de redução de estômago (bariátrica) no SUS

A cirurgia bariátrica é um procedimento que ajuda pessoas que possuem obesidade grave, mórbida ou outros distúrbios associados ao excesso de gordura corporal. Antes da cirurgia, é fundamental que o paciente realize o acompanhamento médico, faça os exames necessários e siga a rotina para que a recuperação da bariátrica seja tranquila. Veja mais detalhes em como fazer cirurgia gratuita de redução de estômago (bariátrica).

Cirurgia de laqueadura e vasectomia no SUS

A laqueadura é um procedimento médico destinado às pacientes que não querem ter filhos. Na cirurgia, o médico faz a ligadura ou corte das tubas uterinas, impedindo que óvulo e os espermatozoides se encontrem. O procedimento de vasectomia é destinado aos homens e consiste no fechamento dos canais diferentes, impedindo a produção de espermatozoides pelo sistema de reprodução. Veja mais detalhes em como fazer cirurgia gratuita de laqueadura e vasectomia.

Cirurgia de catarata no SUS

A catarata é uma doença oftalmológica que consiste na opacidade do cristalino, a lente natural dos olhos, responsável pela chegada de luz na retina e formação da imagem. Ela atinge mais o público idoso e provoca pequenas irritações nos olhos e limitação do campo de visão. Veja mais detalhes em como fazer cirurgia gratuita de catarata.

Cirurgia de hiperidrose no SUS (suor excessivo)

Algumas pessoas desenvolvem o distúrbio de suor excessivo em uma ou diferentes partes do corpo e não há uma ligação direta com ansiedade ou calor. A doença tem tratamento na rede particular e pública. Veja mais detalhes em como fazer cirurgia gratuita de hiperidrose (suor excessivo).

Cirurgia plástica reparadora no SUS

A cirurgia plástica reparadora é feita tanto em pacientes com alguma recorrência como em acidentes graves que causam lesões nas vítimas. Veja mais detalhes em como fazer cirurgia gratuita de plásticas reparadoras.

Como solicitar uma cirurgia no SUS

Quando você é diagnosticado com alguma doença e precisa de cirurgia, tanto o médico do seu plano de saúde quanto um da rede pública podem encaminhar o pedido ao SUS. Para que essa solicitação seja aprovada, o seu caso deve se encaixar nas regras de cada tipo de operação. Se der tudo certo, você entrará em uma fila de espera e será encaminhado a um hospital público.

Fique ligado: se os hospitais da sua cidade não oferecem a cirurgia que você precisa, a prefeitura deve encaminhar o seu caso para a cidade mais próxima que faça tal procedimento. É o seu direito.

Como conseguir atendimento particular

O atendimento do SUS varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas tem optado procurar atendimento particular. Nesse caso existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

Já no consórcio, a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL