7 dicas infalíveis para você economizar energia elétrica

Economizar energia elétrica é ótimo para poupar os recursos naturais e também diminuir o valor da conta de luz. Veja 7 maneiras de fazer isso!

As pessoas utilizam a energia elétrica diariamente. Aparelhos que são movidos a eletricidade estão em toda a casa, iluminando os espaços e desempenhando diversas funções, que vão desde o básico até o dispensável. Em contrapartida, no final do mês, o usuário deve pagar a conta de consumo de luz, e quanto mais aparelhos ele usa, mais cara fica a conta.

Otimizar o uso dos aparelhos e das lâmpadas é uma ótima maneira para usar a energia elétrica de maneira consciente e ainda economizar dinheiro, uma vez que o valor da conta é diminuído. Por isso, a Konkero separou 7 dicas para você aplicar no seu dia a dia e começar a economizar energia elétrica. Confira!

1. Regule a temperatura da geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica, no entanto, é essencial que ela fique sempre ligada para que os alimentos em seu interior não estraguem. Uma das maneiras de economizar energia com esse aparelho é regulando a sua temperatura; em épocas mais quentes, é bom que a geladeira fique em sua temperatura máxima de resfriamento, devido ao calor exterior. No entanto, durante o inverno, ela pode ficar na temperatura média ou mínima, reduzindo o consumo de energia.

2. Junte as roupas para passá-las

Apesar de algumas pessoas não terem mais esse hábito, a prática de passar as roupas ainda existe. O ferro elétrico também pode consumir bastante energia, sendo considerado um eletrodoméstico de alto consumo. Por isso, você pode esperar que acumule uma certa quantidade de roupas e passá-las de uma vez só, ao invés de ligar o ferro todos os dias.

Quando for passar, enquanto o ferro está em processo de aquecimento, você pode aproveitar e passar as roupas mais leves, que não precisam de tanto calor para serem passadas, e passar as roupas mais pesadas depois que o ferro já estiver pronto. Assim, você utiliza o aparelho desde o início, evitando que ele fique ligado por mais tempo.

Vale lembrar que o ferro também tem um regulador de temperatura, podendo ficar mais quente e consumir mais energia, ou menos quente, consumindo menos energia. Algumas peças, como as mais pesadas, realmente precisam ser passadas na temperatura mais intensa. No entanto, ao passar as roupas mais leves, é possível regular a temperatura do ferro e economizar energia.

3. Deixe o fogão distante da geladeira

Ao ficar ao lado da geladeira, o fogão faz com que ela consuma mais energia por causa do seu calor. Desta forma, se o fogão e a geladeira ficam juntos na sua cozinha, verifique se é possível mudar a disposição dos móveis para economizar energia e ter o uso da geladeira otimizado, além de aumentar a sua vida útil.

4. Limpe o seu freezer regularmente

Uma medida que faz diferença tanto no uso do aparelho como no consumo de energia é descongelar o freezer e limpá-lo regularmente. O gelo que fica acumulado pode fazer com que o eletrodoméstico consuma mais energia, e também ocupa um espaço que poderia estar sendo utilizado.

5. Verifique a borracha de vedação da geladeira

A borracha de vedação da geladeira é fundamental para que ela fique bem fechada e resfrie os alimentos e bebidas com eficiência. Por isso, sempre verifique se a borracha está com boa qualidade e fazendo a vedação corretamente. Se já estiver desgastada, ela pode não fechar a geladeira da maneira adequada e não desempenhar sua função da forma esperada, consumindo energia enquanto o que tem em seu interior não é resfriado. Se a borracha da sua geladeira está desgastada, não deixe de trocá-la.

6. Troque os aparelhos mais antigos por novos

Se você trocar um chuveiro elétrico antigo por um mais novo, poderá ver que fará diferença na conta de luz. Isso acontece porque os aparelhos mais antigos consomem mais energia do que os aparelhos modernos, que são econômicos. Por isso, caso haja a possibilidade, considere trocar um dos seus eletrodomésticos que você usa há bastante tempo (que, às vezes, pode ter vindo dos seus pais ou avós) por um moderno. Além de ter um aparelho novo, você ainda economiza energia.

7. Não forre as prateleiras da geladeira

Outra maneira de economizar energia elétrica no uso da geladeira é não forrando as suas prateleiras. Este hábito pode atrapalhar a circulação de ar frio dentro o eletrodoméstico, principalmente se o forro for de papel ou pano. Uma vez que o ar não está circulando corretamente, a geladeira começa a trabalhar mais, consumindo mais energia, e podendo não refrigerar determinado alimento o suficiente, resultando na perda da sua validade.

Dica bônus: use aquecimento solar

Uma alternativa ao chuveiro elétrico é o aquecimento solar, que usa a luz do sol para aquecer a água no lugar da energia. A economia pode ser de até 50% na conta de luz, segundo os especialistas da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento). No entanto, vale saber que a instalação desse sistema não é muito barata, podendo não compensar quando o atual consumo de energia não é tão alto assim. Verifique os seus gastos e faça a comparação, buscando saber se compensa para você instalar o sistema de aquecimento solar e ter água quente sem gastar energia elétrica.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL