Como economizar dinheiro ganhando pouco: descubra agora!

Mesmo ganhando pouco no mês, é possível economizar e fazer o dinheiro render mais. Confira 10 dicas para fazer isso!

Economizar dinheiro é sempre bom, principalmente quando ele é guardado em uma reserva de emergência ou vai para um investimento. A economia também pode acontecer para um plano futuro que exige uma quantidade maior de dinheiro, como uma festa, uma viagem, um carro ou um imóvel.

Essa prática precisa de muita disciplina, principalmente quando se ganha pouco, para que o dinheiro não seja gasto com coisas desnecessárias e acabe antes do final do mês. Apesar da dificuldade, saiba que é, sim, possível economizar mesmo quando se ganha pouco. Veja 10 coisas que você pode fazer para economizar e guardar dinheiro mesmo nessas condições!

1. Tenha uma conta corrente digital

Atualmente, é difícil encontrar alguém que ainda não tem uma conta corrente em banco, uma vez que é ela nela que o salário do trabalhador é depositado, na maioria das vezes. Os bancos digitais têm crescido cada vez mais no Brasil, oferecendo contas correntes digitais que funcionam da mesma maneira que um conta tradicional, mas com uma vantagem: sem tarifas de manutenção ou serviços.

Desta maneira, é possível economizar um dinheirinho ao deixar de pagar taxas mensais e tarifas em transferências para contas de outros bancos. Vale lembrar que, sendo uma conta digital, o seu contato com a instituição financeira pode ser restrito a meios virtuais e digitais. Saiba mais como é uma conta digital!

2. Opte por um cartão de crédito sem anuidade

Embora o cartão de crédito pareça um vilão, ele só traz malefícios se usado da forma errada. Quem ganha pouco pode sim ter um cartão de crédito, desde que o use com consciência, para não se enrolar em dívidas depois. Sendo um modo de pagamento, ele permite que as compras sejam parceladas, o que possibilita a compra de determinado item mais caro e o seu pagamento aos poucos, conforme o seu orçamento.

Para economizar, quem ganha pouco pode escolher um cartão de crédito sem anuidade, o que salva um bom dinheiro no fim das contas. São diversas opções, com diferentes benefícios. Conheça os melhores cartões de crédito sem anuidade!

3. Faça uma lista antes de ir às compras

Antes de ir ao supermercado, verifique a sua despensa e veja o que falta e o que você já tem. Faça uma lista com tudo o que você precisa, separando, ainda, entre coisas essenciais e o que é dispensável. Evite comprar alimentos que você já tem, principalmente se forem perecíveis, isto é, que estragam rapidamente. Além disso, compare os preços em diferentes estabelecimentos, buscando o que mais é compatível com o seu orçamento mensal.

4. Não desperdice alimentos

Procure consumir todos os alimentos que você compra todo mês corretamente, evitando a perda da validade e o seu desperdício. Se você cozinha muito e o que sobra acaba indo para o lixo, faça em uma quantidade menor. Além disso, fique de olho na validade dos alimentos que estragam rápido, para você não perca o prazo e tenha que comprar de novo.

5. Faça uma horta na sua casa

Ter uma horta em casa é bem simples, e muitas vezes nem precisa de tanto espaço, podendo ser feita mesmo em um apartamento; há modelos de hortas verticais, que ocupam pouco espaço, ou ainda alimentos que não precisam de um vaso tão grande para se desenvolver.

Você pode plantar diversas coisas, desde temperos e ervas para chás, até verduras e vegetais; cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, alecrim, tomate cereja, morango, erva doce, camomila, entre muitos outros alimentos, são alguns exemplos que podem ser plantados na sua casa, fazendo com que você não precise comprá-los quando precisar deles.

6. Faça bom uso dos eletrodomésticos

É comum que uma pessoa tenha diferentes eletrodomésticos, com diferentes funções: geladeira, máquina de lavar, freezer, fogão, micro-ondas, entre outros. Muitas vezes, o mau uso desses aparelhos pode fazer com que eles consumam mais energia e, consequentemente, com que o valor da conta de luz vá para as alturas. Isso não acontece apenas com os eletrodomésticos, mas também com qualquer equipamento que precise de energia elétrica para funcionar.

Ao comprar o seu produto, veja no manual de instruções as condições do fornecedor para que você aproveite por mais tempo a sua aquisição e mantenha o consumo de energia moderado. Saiba 7 maneiras de economizar energia elétrica.

7. Troque serviços pagos pelo que você mesmo pode fazer

Pedir comida pronta, frequentar uma academia, contratar um montador de móveis, entre outros serviços, pode te custar dinheiro, e uma quantia que você poderia guardar caso fizesse por conta própria. Veja no seu dia a dia quais são os serviços que você paga e que poderia realizá-los você mesmo. Ao invés de pedir comida, procure algo no armário e cozinhe! Se está complicado pagar a academia todo mês, opte por exercícios que você pode fazer em casa e/ou na rua. Se você comprou um móvel não tão pesado, você pode tentar entender o manual de montagem e, com os equipamentos necessários, montar a peça você mesmo.

8. Pague pelo que você realmente usa

Coloque todos os seus gastos no papel e veja o que você realmente usa. Aluguel, mantimentos, água, luz e gás são coisas essenciais e necessárias, e que você usa frequentemente. No entanto, pode haver aquele serviço que você paga e não usa, como o telefone fixo. Se você usa muito mais o celular do que o telefone fixo, considere cancelar esta linha e ficar só com o celular, poupando dinheiro. Da mesma forma, se você assiste mais os serviços de streaming do que os canais pagos de televisão, pense se a televisão fará falta. Se não, cancele o serviço e economize.

9. Compre usados

Muitas pessoas vendem seus usados na internet ou em brechós. Apesar de serem coisas usadas, é possível encontrar itens em bom estado e de acordo com o que você está procurando, e ainda pagar um valor reduzido. Nos sites Mercado Livre, OLX e Enjoei dá para achar produtos diversos, como roupas, acessórios, calçados, livros, móveis e até carros.

10. Tenha uma renda extra

Ter uma renda extra não te ajuda a economizar, mas faz com que o seu dinheiro no final do mês seja maior. Há diversas maneiras de ter uma renda extra: vendendo doces, salgados, itens usados, marmitas, fazendo serviços freelancer, sendo motorista de aplicativo, revendendo cosméticos ou outros produtos, ou ainda produzindo peças artesanais e vendendo-as. Confira 10 ideias para ganhar um dinheiro extra e aumentar o seu orçamento mensal!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL