Como economizar gasolina: 10 dicas imbatíveis

A economia de combustível pode ser feita por meio de revisões no carro e hábitos do próprio motorista. Confira! 

Os custos para abastecer o carro estão cada vez maiores, principalmente os veículos que rodam com gasolina. Esse tipo de combustível é mais caro e faz com que o motorista tenha que abastecer o tanque com uma boa quantia para conseguir dirigir até o trabalho diariamente ou passear com a família nos finais de semana sem sofrer imprevistos.

Mesmo que os gastos com gasolina sejam mais altos, o motorista ainda consegue economizar os litros de combustível que abasteceu fazendo algumas manutenções no carro e diminuindo o uso de funções do automóvel. Confira abaixo algumas dicas para economizar gasolina e gastar menos com abastecimento do carro!

10 dicas essenciais para gastar menos com gasolina

1. Faça manutenção regular no carro

Pelo menos uma vez por ano, o dono do carro precisa levar o automóvel até um mecânico de confiança e fazer uma revisão para saber há algum problema com o veículo e se é necessário trocar peças. Caso perceba que o carro está consumindo mais gasolina que o comum, leve até um profissional e veja o que pode estar acontecendo.

2. Alinhamento e balanceamento são essenciais

Um dos problemas mais comuns que podem resultar no aumento do consumo de gasolina é o alinhamento errado dos pneus. Com o tempo, o motorista precisa ir até o mecânico para alinhar e balancear os pneus para evitar desgastes e outros impactos que prejudiquem o funcionamento do veículo.

Quando o carro não está com o alinhamento e balanceamento corretos, os pneus podem ser prejudicados e diminuir o desempenho do veículo. Logo, o motor exigirá mais gasolina para que o carro consiga rodar. Portanto, tenha em mente que, se quiser economizar mais gasolina, a manutenção do carro precisa ser feita.

3. Atenção ao uso do ar-condicionado

O ar-condicionado do carro é um grande aliado em dias mais secos e períodos com a temperatura mais alta, no entanto, para o tanque de combustível, ele pode ser um vilão. Quanto maior for o uso do aparelho durante as viagens de carro até o trabalho, mais gasolina ele irá consumir. Por isso, procure utilizar o ar-condicionado somente em dias quentes e abra os vidros do veículo quando sentir calor.

4. Fique de olho nos pneus

Pneus murchos ou com a calibração errada podem fazer que o carro consuma mais gasolina e o motorista tenha que abastecer o veículo quase todos os dias. Quando for ao posto de gasolina, use o compressor de ar do local e calibre corretamente os pneus. Em caso de desgaste da borracha, faça a troca do pneu e evite problemas com o consumo de gasolina.

5. Uso do câmbio deve ser feito corretamente

A troca de marchas também influencia no consumo de combustível, principalmente quando o motorista não mantém a marcha correta enquanto dirige. O certo é engatar as marchas de acordo com o giro do motor. Dessa forma, é possível economizar gasolina, pois o motor do carro puxará apenas a quantidade de combustível necessária.

6. Fique atento ao peso no porta-malas

Quanto maior for o peso da carga no porta-malas ou bagageiro, mais gasolina o carro gastará. Como o veículo terá que suportar mais objetos, em determinadas partes do trajeto, o motor pedirá mais combustível para rodar. Por isso, tenha em mente de que malas, caixas e outros objetos no bagageiro farão o carro consumir mais gasolina.

7. Mantenha o veículo em velocidade constante

No trânsito mais intenso das cidades, o carro pode parar com frequência nas vias. Entretanto, quando as ruas estão livres, o motorista deve manter uma direção constante e evitar acelerar ou frear bruscamente para economizar gasolina. Esses movimentos no trânsito farão o carro gastar mais combustível e prejudicar o bolso do motorista.

8. O ponto morto do carro pode ajudar na economia de gasolina

Em ladeiras e pistas íngremes, o ponto morto faz com o carro tenha movimento sem precisar engatar marchas. Para economizar gasolina, aproveite esse ponto do câmbio na hora de transitar por ruas onde há descidas. Lembre-se de manter uma direção segura e cuidadosa ao volante!

9. Utilize tecnologias próprias do carro para economizar gasolina

Alguns veículos mais novos possuem o sistema Start & Stop. A tecnologia consiste no desligamento do motor durante a parada em um semáforo e o ligamento automático do carro novamente quando o motorista tira o pé do freio. Estima-se que o sistema Start & Stop economize até 15% de gasolina, diminuindo as idas ao posto para abastecer.

10. Abasteça em postos de gasolina confiáveis

Além dos cuidados mecânicos com o carro e a mudança de alguns hábitos do motorista, é importante fazer o abastecimento do veículo somente em postos de combustível autorizados e observar a qualidade da gasolina conforme a direção do carro. Se perceber alguma diferença no desempenho do automóvel após abastecer, procure outro posto de gasolina da região e abasteça o veículo com um combustível mais seguro.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL