CTPS - o que é e o que significa

Saiba o que significa a sigla CTPS e qual a importância desse documento!

A sigla CTPS significa Carteira de Trabalho da Previdência Social. Ela é essencial para que o cidadão possa trabalhar de maneira formal, registrado no regime CLT. Sem ela, é impossível trabalhar formalmente, o que prejudica o trabalhador e traz problemas legais ao empregador.

Ao ser contratado para trabalhar em uma empresa, o empregador deve fazer o registro na CTPS do seu funcionário em até 48 horas. O registro envolve informações básicas sobre a empresa e a função do novo empregado, bem como salário, data de admissão e a assinatura do empregador.

Além disso, na mesma página do registro, há também um espaço para que seja colocada a data de saída do funcionário quando ele se desligar da empresa, independente do motivo. Sendo assim, cada página de “Contrato de Trabalho” se refere a uma relação empregatícia específica.

Outras informações que devem constar na CTPS também são as anotações de alteração de cargo e salário, férias, contribuições sindicais, afastamentos, entre outros dados.

CTPS – Carteira de Trabalho da Previdência Social: o que isso muda na minha vida

A CTPS é indispensável para qualquer cidadão que queira trabalhar em uma empresa, seja ela grande ou pequena, ou para empregados domésticos. Quando registrada, é uma das provas da existência da relação empregatícia entre o empregador e o trabalhador.

Além disso, ela é fundamental para que você mesmo tenha como provar todas as experiências da sua carreira profissional, o que é fundamental na solicitação da aposentadoria.

Veja também!

Guia de palavras Konkero
Guia de palavras – Documentos



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL