Despesas extraordinárias - o que é e o que significa

Entenda o que são as despesas extraordinárias e como elas podem influenciar a sua vida.

As despesas extraordinárias são as despesas em um condomínio que não ocorrem todos os meses. Normalmente, são referentes a imprevistos, muitas vezes emergenciais, ou benfeitorias em áreas de uso comum.

A lei que define o que são consideradas despesas ordinárias ou extraordinárias é a Lei 8245/91, a chamada Lei do Inquilinato. Segundo ela, as despesas extraordinárias são:

A quantia a ser paga, normalmente, é definida em assembleias de condomínio, na qual é feito um rateio entre os condôminos.

Despesas extraordinárias: o que isso muda na minha vida

Caso você seja proprietário de um apartamento e more nele, você terá que pagar tanto as despesas ordinárias, como as extraordinárias. Porém, caso você alugue o seu apartamento para outra pessoa, o pagamento das despesas extraordinárias ainda será de sua responsabilidade.

Agora, se você for um locatário, morando de aluguel, deverá pagar apenas as despesas ordinárias, e o locatário, as extraordinárias. A constituição do fundo de reserva é considerada uma despesa extraordinária, porque tem como objetivo cobrir custos com imprevistos. No entanto, caso o fundo seja utilizado para pagar despesas ordinárias, que pode acontecer, mas não é tão comum, quem paga é o inquilino.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL