Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

IPTU – o que é e o que significa

IPTU – o que é e o que significa

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Entenda mais sobre esse encargo e as regras gerais de como pagá-lo.  O IPTU é um valor cobrado pelas prefeituras das pessoas que possuem algum tipo de imóvel, entre eles casa, apartamento, terreno, escritório e outros espaços. O imposto é calculado com base no valor venal […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Entenda mais sobre esse encargo e as regras gerais de como pagá-lo. 

O IPTU é um valor cobrado pelas prefeituras das pessoas que possuem algum tipo de imóvel, entre eles casa, apartamento, terreno, escritório e outros espaços. O imposto é calculado com base no valor venal do imóvel e também de outros encargos cobrados pelo estado. 

Assim como o IPVA, o IPTU é cobrado dos donos de imóveis no início do ano. Entretanto, o valor do imposto pode ser pago de uma vez só ou dividido em parcelas. Geralmente, se pago em apenas uma cota, ou seja, à vista, o IPTU saí mais barato para o usuário. Na cidade de São Paulo, por exemplo, é concedido um desconto de 3% se o imposto for pago de uma única vez.

IPTU – O que isso muda na minha vida?

Ao alugar ou comprar um imóvel, sempre pergunte o valor do IPTU. Essa será uma obrigação que você terá que pagar. E, ao comprar, certifique-se de que não há IPTUs em atraso, caso contrário você que será responsável por pagar essas contas.

Esteja atento aos valores em aberto. Caso o pagamento do IPTU fique atrasado, o dono do imóvel deverá quitar o valor, acrescido de multas pelo atraso. Se não houver pagamento, o imóvel pode ir para o núcleo de dívidas ativas da cidade e ser levado à leilão. Procure manter o pagamento do IPTU em dia para evitar esses transtornos.

IPTU de um imóvel alugado: como fazer

O valor do imposto é sempre cobrado do proprietário do imóvel, porém o inquilino deve estar atento aos acordos previstos em contrato. Pode ser que no documento ele seja o responsável por quitar a dívida ou parte dela. Se porventura não houver pagamento, o dono do imóvel pode ser prejudicado e o imóvel ir à leilão.

Onde fazer o pagamento do IPTU

As prefeituras municipais costumam fazer convênios com bancos e facilitar o pagamento direto no caixa das agências ou no internet banking. O boleto bancário do IPTU também pode ser emitido pela internet e nas subprefeituras de alguns municípios, mas você deverá confirmar com a prefeitura local a possibilidade de fazer a solicitação e pagar em casas lotéricas, bancos e aplicativos.

Pagar à vista ou parcelar o IPTU: qual é a melhor opção?

O pagamento à vista do IPTU possui desconto na maioria dos estados brasileiros. Ao invés de pagar somente a primeira parcela no início do ano, quem escolhe pagar a cota única consegue diminuir o valor do imposto. No entanto, o início do ano costuma ser um período em que muitas dívidas costumam chegar, entre elas o IPVA, seguro do carro e os gastos com materiais escolares. Por isso, vale a pena parcelar o imposto e pagá-lo por um período maior de tempo.

Antes de efetuar o pagamento da primeira parcela, calcule todos os gastos que você terá nos primeiros meses do ano e veja se você terá como pagar o IPTU de uma vez só. Caso contrário, escolha o pagamento parcelado, porque, mesmo que demore mais para quitar o imposto, não há acréscimos de juros se o proprietário pagar as mensalidades em dia.

Veja também!

Guia de palavras – Impostos
Guia de palavras – Konkero

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes