O guia definitivo de como economizar dinheiro

Confira as principais dicas para economizar dinheiro e garanta uma grana a mais para pagar contas, viajar ou até comprar um carro! 

Com as contas do mês e outros pagamentos para fazer é mais difícil economizar e guardar dinheiro para comprar um eletrodoméstico, viajar ou realizar outros sonhos, como comprar uma moto ou um carro. Quem pretende fazer uma compra maior ou até mesmo pagar dívidas atrasadas deve montar um planejamento e evitar ao máximo comprar produtos mais caros e que não possuem importância no momento.

Economizar dinheiro requer disciplina e muito autocontrole, o que nem sempre será fácil, mas vale a pena tentar e conseguir comprar algo que se queira muito. Por isso, a Konkero montou um guia completo e ensinará todos os passos para economizar dinheiro. Confira abaixo dicas para mudar hábitos e fechar o mês com mais grana!

Como economizar dinheiro em 7 etapas essenciais

1. Reúna todas as contas e descubra onde diminuir gastos

Antes de cortar gastos para economizar é importante descobrir onde é possível diminuir valores e guardar o dinheiro que iria ser usado para quitar algumas contas. Contudo, o titular precisa reunir todas as cobranças e analisar qual serviço pode ser cortado ou mudado para gastar menos.

Geralmente, os custos que podem ser cortados ou negociados com objetivo de deixar as contas mais baratas são serviços de telefonia e TV por assinatura. Caso tenha um telefone fixo, por exemplo, e não usa o aparelho com tanta frequência, o ideal é fechar a linha e utilizar apenas o celular. Se a conta do aparelho celular estiver alta, uma opção é optar por um pacote mais barato ou um plano pré-pago, onde a recarga é feita de acordo com o uso para ligações.

Como acontece nos planos de celular, para economizar na TV por assinatura escolha um pacote com menos canais, mantendo apenas as opções em que assiste com mais frequência. Dependendo dos valores, leve em conta cancelar o serviço por um tempo e guardar o dinheiro que seria gasto na mensalidade do serviço.

2. Economize mais água e energia elétrica

Além das outras contas mensais que podem ser reavaliadas para ajudar na hora de economizar dinheiro, repensar os gastos com água e energia elétrica ajudam na hora de diminuir as dívidas e guardar uma grana durante o mês. Pequenos reparos em torneiras, chuveiros e outras partes do encanamento ajudam na hora de diminuir gastos e economizar na hora de pagar a conta. Em relação à economia de energia elétrica, apagar a luz quando não estiver no ambiente e desligar os aparelhos que ficam em ‘stand by’ são algumas das atitudes que podem diminuir os custos com a conta de luz.

3. Pague as contas em dia e não faça dívidas

Recebeu o salário ou o pagamento de algum serviço que fez? Tente pagar o maior número de contas que conseguir com o valor disponível. Lembre-se: uma das principais formas de economizar é pagar as contas em dia e evitar cobrança de juros e multas por atraso, portanto, fuja dessas cobranças. Quem possui cartão de crédito deve priorizar o pagamento da fatura, pois os juros rotativos são altos e quando as faturas ficam atrasadas ou não há pagamento, a dívida cresce e torna-se mais complicado pagar pelas compras.

4. Reúna os amigos em casa e divida a conta

Ao invés de sair para comer fora com os amigos e ter que arcar com os custos da gasolina ou do transporte público, prefira se reunir em casa e colocar o papo em dia sem ter que gastar muito. Caso peçam algum lanche, não há problema nenhum em querer dividir a conta entre os convidados. Explique a situação e separe os valores.

Em almoços, jantares e churrascos, uma boa forma de gastar menos, comer bem e reunir amigos e familiares é pedir a colaboração de quem irá participar do encontro. Um prato, uma sobremesa ou um refrigerante que os convidados levarem já diminuirá os custos com algumas compras que deveriam ser feitas, por isso, pense nesse tipo de colaboração para economizar dinheiro.

5. Vá ao mercado com lista de compra

Fazer compras em supermercado costuma ser um hábito entre as famílias. Mesmo que pareça difícil economizar dinheiro nessa hora, existe um jeito prático de fazer as compras para a casa e deixar de gastar mais. Antes de ir até o mercado, anote os produtos que estão faltando em casa e compre apenas o que marcou na lista. Dessa forma, fica mais fácil pegar o que é realmente necessário e evitar gastos excessivos com outras coisas.

6. Procure e utilize descontos em compras

Alguns cartões de débito e programas de recompensa de cartão de crédito oferecem descontos em estabelecimentos e outros serviços. Por isso, descubra quais são as lojas, farmácias e supermercados que dão descontos aos clientes e utilize os cupons para economizar mais nas compras. Além dos cartões, empresas de telefonia e planos de saúde também possuem descontos em diversos serviços. Entre em contato com as operadoras e veja os benefícios disponíveis.

7. Faça uma renda extra

Além de diminuir gastos e economizar na hora de fazer compras, uma forma de conseguir dinheiro para ajudar nas contas de casa e garantir um valor para guardar é utilizando alguma habilidade profissional ou um hobby e ter uma renda extra. Nesse caso, o interessado pode fazer doces, salgados e bolos por encomenda, artesanatos, serviços de manutenção para computadores e outros eletrodomésticos, fazer transporte por aplicativo, entre outras funções. É possível oferecer esses trabalhos em dias de folga e nos finais de semana para conseguir mais dinheiro durante o mês.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL