Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

Os serviços gratuitos para quem completou 60 anos

Os serviços gratuitos para quem completou 60 anos

Fique por dentro do que é de graça para essa faixa etária e saiba quais lugares oferecem descontos nos serviços para quem passou dos 60 anos de idade.  Alguns direitos são garantidos – e gratuitos – para quem passou dos 60 anos de idade. Mas para ter acesso a eles, é importante conhecer quais são […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Fique por dentro do que é de graça para essa faixa etária e saiba quais lugares oferecem descontos nos serviços para quem passou dos 60 anos de idade. 

Alguns direitos são garantidos – e gratuitos – para quem passou dos 60 anos de idade. Mas para ter acesso a eles, é importante conhecer quais são os serviços e os benefícios que ajudam quem já completou a idade. Pela idade mais avançada dessas pessoas, é previsto em lei alguns serviços e benefícios que facilitam o dia a dia do idoso, como filas e atendimentos preferenciais em estabelecimentos, hospitais e bancos.

Se você tem parentes nessa faixa etária, fique por dentro de quais são esses direitos e não deixe de alertar seus familiares!

1. Transporte

Completou 65 anos de idade? Então, o transporte público é gratuito! Algumas cidades também garantem a gratuidade no transporte para quem tem entre 60 e 65 anos, mas depende da lei adotada pela prefeitura. Por isso, não deixe de se informar.

Como fazer: Para ter acesso ao benefício, basta mostrar um documento de identificação que comprove a idade para conseguir a gratuidade no transporte. Pode ser que seja necessário que o idoso vá até a prefeitura ou órgão responsável pela emissão do cartão com documento e faça a solicitação.

No caso dos transportes coletivos interestaduais, o Estatuto do Idoso garante a gratuidade e o desconto na passagem para pessoas acima de 60 anos de idade. Em todos os ônibus estão garantidas pelo menos duas vagas gratuitas, que são distribuídas de acordo com a ordem de compra da passagem. Mas, se houver mais passageiros nessa faixa etária, serão oferecidos descontos de pelo menos 50% na passagem.

Como fazer: Para utilizar este benefício, solicite um Bilhete de Viagem do Idoso em um dos pontos de venda da transportadora com pelo menos três horas de antecedência. Se você recebeu o desconto de 50%, compareça ao guichê da empresa com pelo menos doze horas de antecedência para pedir o seu benefício. No transporte público, verifique com a prefeitura da sua região ou nas bilheterias dos terminais de ônibus como garantir as viagens gratuitas.

2. Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito para toda a população, mas se algum familiar seu está com mais de 60 anos de idade, ele tem direito a um atendimento preferencial. Além disso, é garantido o acesso gratuito a remédios, principalmente os medicamentos que são usados em tratamentos, como diabetes ou hipertensão.

E saiba que você pode acompanhar o seu parente no hospital se ele estiver nessa faixa etária! Afinal, o Estatuto do Idoso garante o direito a um acompanhante para em casos de internação ou estado de observação em qualquer unidade de saúde.

Os hospitais e clínicas particulares também devem priorizar o atendimento de pacientes com idade acima dos 60 anos.

3. Previdência

Sua mãe não fez uma previdência privada e vive com dificuldades? Conheça o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele é um direito garantido pela Constituição Federal e paga um salário mínimo para quem completou 65 anos de idade, mas não tem condição de se sustentar.

Como fazer: Não é preciso ter contribuído para a Previdência Social para conseguir esse benefício, mas o idoso deve comprovar a dificuldade financeira. Então, a situação dele será reavaliada a cada dois anos para verificar se ele deve continuar recebendo o benefício. Para solicitar o pagamento, é preciso ir a uma agência do INSS levando os documentos necessários e a declaração sobre a renda familiar. Moradores de rua também têm direito ao benefício, basta colocar no campo do endereço o local da rede socioassistencial que o acompanha ou o contato de pessoas com quem tem proximidade.

4. Vagas de estacionamento

Os condutores de veículos com mais de 60 anos possuem vagas preferenciais em estacionamentos de supermercados, shoppings e outros estabelecimentos com lugar para parar os carros. Para solicitar o cartão de estacionamento para idosos, é necessário ir até a prefeitura local e fazer o pedido.

5. Descontos em eventos culturais e esportivos

Qualquer tipo de evento artístico, cultural, esportivo ou da área de lazer garante desconto de 50% no ingresso e acesso preferencial para quem tem mais de 60 anos de idade! Ou seja: dá para pagar menos em ingresso de cinema, peças de teatro, shows musicais e ingresso de estádio de futebol! Entradas em parques também têm esse desconto.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes