PASEP - O que é e o que significa

Entenda o que significa a sigla PASEP e para que ele serve.

PASEP é a sigla de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e trata-se de uma contribuição tributária devida pelas empresas do setor público.

O programa tem o objetivo de conceder aos funcionários públicos os benefícios concedidos aos trabalhadores da iniciativa privada pelo Programa de Integração Social, o PIS. Através desse tributo é que são pagos benefícios como o seguro-desemprego e abono salarial, por exemplo. Em 1975, houve a unificação desses programas e o órgão passou a se chamar Fundo de Participação PIS-PASEP.

O que isso muda na minha vida

O PASEP beneficia participantes cadastrados até 04/10/1988. Por isso, atingindo a idade de sessenta anos, basta comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação oficial com foto para sacar cotas disponíveis do programa.

A inscrição do PASEP deve ser feita pela primeira empresa em que o funcionário trabalhar e no ato da contratação. E está associado ao PIS, que é o Programa de Integração Social, porém, o PIS é usado para funcionários de empresas do setor privado.

Além do funcionário ter direito ao abono salarial com a inscrição no PASEP, ele também pode receber o seguro-desemprego e ou sacar cotas do PASEP disponíveis através do Banco do Brasil. O número do PASEP/ PIS/ NIS será o mesmo desde o momento da inscrição até a aposentadoria do funcionário.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL