Confira quais são os quatro passos para conseguir a promoção que você tanto deseja no trabalho.
Se você ocupa o mesmo cargo há mais de um ano e deseja uma posição melhor na empresa, que tal ir atrás de uma promoção?
Ter um cargo maior significa um salário melhor, mas você também recebe outras responsabilidades. Por esse motivo, para ser promovido você precisa mostrar que é capaz de assumir mais funções e realizar um trabalho cada vez melhor.
Confira quatro etapas importantes para quem deseja subir na carreira e conquistar uma posição melhor dentro da empresa.
1. Descubra quais são os seus objetivos
“O primeiro passo é saber aonde você quer chegar para não se contentar com qualquer posição”, explica Vinícius Franco, coordenador de marketing do Instituto Brasileiro de Coaching. Ou seja, ter objetivos definidos dentro da empresa deixa mais claro quais caminhos levarão até ele. Nesse momento, pense em qual cargo gostaria de ter, por exemplo.
2. Trabalhe para alcançar o que deseja
Agora que você definiu seu objetivo, o segundo passo será torná-lo real. “Para conseguir uma promoção, por exemplo, você precisa ter iniciativa, não basta cumprir as obrigações do seu cargo”, explica o diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Luiz Edmundo Rosa. Além disso, mostrar comprometimento com a empresa ajuda nessa estratégia. “O profissional precisa mostrar que está disposto a oferecer o melhor de si para trazer resultados”, declara o diretor de marketing da Catho, Luís Testa. Como fazer isso? Buscando cursos para ampliar seu conhecimento e participando de novos projetos dentro e fora do seu trabalho.
3. Converse abertamente com o seu chefe
Se você deseja ser promovido, conte aos seus superiores. “Este assunto deve ser falado abertamente. O funcionário avisa que espera uma promoção e pede dicas para evoluir profissionalmente e fazer isto acontecer”, opina Luiz Edmundo Rosa.
4. Tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho
Ser comunicativo e prestativo no trabalho aumenta as chances de uma promoção. “O funcionário não deve querer apenas desenvolver o próprio trabalho, mas também ajudar outros colegas que desejam melhorar”, afirma Franco. Sem contar o bom relacionamento com outros funcionários, que o torna um profissional respeitado por colegas e superiores.