Carregando...

InícioPostsFinanças - Ganhar dinheiro

Os custos de manter uma franquia que você não sabia

Os custos de manter uma franquia que você não sabia

Se você está pensando em abrir um negócio, já deve ter ouvido falar da franquia. Conheça os custos de abrir uma franquia. Se você está pensando em abrir um negócio, já deve ter ouvido falar sobre franquias. Nesse negócio, o dono vende o direito de uso da marca dele para outras pessoas, que são os […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Se você está pensando em abrir um negócio, já deve ter ouvido falar da franquia. Conheça os custos de abrir uma franquia.

Se você está pensando em abrir um negócio, já deve ter ouvido falar sobre franquias. Nesse negócio, o dono vende o direito de uso da marca dele para outras pessoas, que são os franqueados.

Funciona assim: quem compra uma franquia do Habib’s, por exemplo, está comprando o direito de usar essa marca e vender os mesmos produtos que o dono do restaurante vende.

Mas o que nem todo mundo sabe é que os custos para abrir uma franquia vão além do preço pago para usar a marca. Existem outras taxas que devem ser levadas em conta na hora de calcular o valor do negócio. Veja só:

Taxa de royalties

É um valor que o franqueado deve pagar todos os meses pelo uso da marca e por todo o suporte que a rede de negócios dessa empresa oferece, como treinamentos e desenvolvimento de novos produtos. “Esse valor muda de franquia para franquia, e pode variar de acordo com o faturamento ou ser fixo, como ocorre no meu caso”, informa o franqueado da empresa Emagrecentro em Sumaré, Mauro Luis Guedes.

Taxa de publicidade

É um valor mensal pago pelo franqueado para arcar com as despesas de marketing e propaganda, como anúncios de televisão, revistas, outdoors, folhetos e catálogos. Algumas empresas cobram um preço fixo, outras, uma porcentagem sobre os lucros, ou podem ainda fazer reuniões anuais com os franqueados para decidir o valor dessa taxa para o ano.

Esse valor corresponde à propaganda da empresa, e não da franquia local dele. “Mas o franqueado é responsável pela propaganda local, como jornais e folhetos na cidade”, explica o consultor de franquias Marcos Nascimento.

Compra de produtos

Certas marcas exigem uma compra mínima de produtos para compor o estoque. Por isso, é importante se informar e colocar esse valor nas despesas iniciais. “As franquias que não exigem compra mínima de produtos são as ideais porque a compra varia muito”, aconselha Marcos Nascimento.

Ponto comercial

Não dá para abrir qualquer franquia em qualquer lugar. Isso porque a maioria das lojas exige uma área mínima – e quanto maior, mais caro alugar o espaço.

“É muito importante pesquisar bem onde você pretende abrir a franquia”, indica Mauro Luis, que é franqueado do Emagrecentro há seis anos. Os consumidores mudam de cidade para cidade e até entre bairros, então você precisa adaptar sua loja para agradar diferentes tipos de clientes. Várias franqueadoras oferecem apoio na procura pelo melhor ponto comercial, então aproveite essa ajuda.

Revitalização da loja

Existem franquias que exigem a modernização da loja de tempos em tempos, para acompanhar o padrão da marca. E isso significa que o empresário terá que desembolsar mais uma grana.

Então, lembre-se: qualquer tipo de negócio envolve custos. Por isso é importante conhecê-los e estar preparado para a hora de empreender!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes