Carregando...

InícioPostsFinanças - Ganhar dinheiro

Sistema de gestão financeira: 6 motivos para ter um

Sistema de gestão financeira: 6 motivos para ter um

Toda empresa, independentemente do porte, precisa ter uma boa gestão para crescer e prosperar. Mas será que toda empresa precisa de um sistema de gestão financeira? Confira seis motivos para ter um software de gestão financeira em sua empresa 1. Para liberar seu tempo e você focar no crescimento da empresa Numa micro empresa é comum […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Toda empresa, independentemente do porte, precisa ter uma boa gestão para crescer e prosperar. Mas será que toda empresa precisa de um sistema de gestão financeira? Confira seis motivos para ter um software de gestão financeira em sua empresa

O-que-saber-antes-de-comprar-o-seu-notebook

1. Para liberar seu tempo e você focar no crescimento da empresa

Numa micro empresa é comum o próprio dono controlar todas as receitas e despesas por conta própria numa planilha ou caderno. Como o controle fica centralizado ele pode até funcionar sem um sistema.

A questão aqui é que o empreendedor acaba gastando um tempo valioso que poderia ser usado para vender mais ou fazer a empresa crescer. E aí é que um sistema de gestão passa a se tornar importante, pois permite uma melhorar administração das finanças da empresa, além de poupar tempo do dono da empresa.

2. Evitar roubos e desvios de dinheiro

Os sistemas de gestão não são infalíveis, mas oferecem um controle muito mais preciso das finanças da sua empresa. Uma grande vantagem é definir para cada um dos usuários as permissões de fazer lançamentos e acesso a informações.

Isso reduz as chances de roubos e desvios de dinheiro na empresa. E, se isso acontecer, fica mais fácil perceber rapidamente o problema.
Além disso, é comum vários sistemas oferecerem módulos de controle de estoque que são fundamentais para quem trabalha com mercadorias.

3. Para discipliná-lo

A maioria dos empresários está focada em vender e em fazer sua empresa crescer. Muitos deixam para segundo plano os controles gerenciais e financeiros, embora esse seja um dos principais motivos de mortalidade das empresas. Alguns empreendedores optam por fazer o controle financeiro numa planilha por considerarem mais fácil e por darem mais liberdade nos lançamentos.

Mas é justamente essa liberdade que você não deve ter nos controles financeiros na sua empresa. Disciplina e método fazem a diferença e os sistemas de gestão ajudam muito nesse sentido ao definir processos, travas e controles. Em relação à facilidade de uso é fato que qualquer sistema de gestão exige um aprendizado, mas é um investimento que retorna rapidamente. Mesmo assim, procure por sistemas de gestão que sejam simples e fáceis de usar. Vale procurar também softwares que permitem testá-los gratuitamente.

4. Para você não perder suas informações

A maioria dos sistemas de gestão financeira está na nuvem. Isso faz com que seus dados estejam protegidos e tenham backup, algo extremamente importante para manter sua operação rodando normalmente. É comum casos de empresas que mantém seus dados em planilhas ou não fazem backup e acabam perdendo todo histórico financeiro.

5. Para você ter um retrato fiel da situação da sua empresa

Um dos grandes motivos de fechamento das empresas é operar com custos superiores à receita. Os sistemas de gestão permitem que você tenha um retrato em tempo real do resultado da sua empresa por meio de relatórios e gráficos que ajudam na tomada de decisão.

6. Para melhorar a administração do caixa da empresa

A maioria dos sistemas de gestão financeira disponíveis no mercado oferece a possibilidade de fazer conciliação bancária. Ou seja, você consegue integrar o sistema financeiro com sua conta no banco e o sistema cruza seus pagamentos com as despesas e suas receitas com entradas de dinheiro do banco. Isso facilita muito a administração do caixa da empresa.

Alguns benefícios do sistema de gestão financeira:

  • Reduz a possibilidade de roubos e desvios;
  • Melhora o sistema de cobrança da sua empresa, pois é identificado na hora quem não pagou as faturas;
  • Reduz pagamento de multas e juros por identificar que algum pagamento não foi efetuado.

Por fim, grande parte dos sistemas de gestão financeira permite emitir boletos e notas fiscais de forma integrada, facilitando o trabalho e os controles.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes