Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Quando vale a pena trocar a dívida?

Quando vale a pena trocar a dívida?

Às vezes, trocar a dívida pode ser uma ótima opção para você resolver a sua situação pagando menos. Veja em quais situações você pode fazer isso! Quando se tem um débito muito alto a pagar, trocar a dívida pode ser uma opção muito boa. Você pode escolher entre trocar várias dívidas por apenas uma, ou […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Às vezes, trocar a dívida pode ser uma ótima opção para você resolver a sua situação pagando menos. Veja em quais situações você pode fazer isso!

Quando se tem um débito muito alto a pagar, trocar a dívida pode ser uma opção muito boa. Você pode escolher entre trocar várias dívidas por apenas uma, ou fazer a portabilidade de crédito e mudar a instituição financeira credora.

Saiba se a troca vale a pena e entenda como você pode fazer em cada uma dessas alternativas.

2 situações para trocar a dívida

1. Trocar várias por apenas uma

Isso significa que você vai pegar um empréstimo no valor suficiente para quitar todas as dívidas e, então, terá que pagar somente as parcelas deste novo crédito. Mas antes de fazer isso, é preciso confirmar que a troca vale a pena.

Como? Descubra se o valor pago no novo empréstimo será menor do que o dinheiro você pagaria somando todas as dívidas anteriores.

Quando a troca vale a pena

Cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, são as cobranças que possuem as taxas mais caras, então sempre será vantajoso se livrar dessas dívidas o quanto antes.

Quando o valor da dívida estiver muito alto, talvez seja o momento de pegar um empréstimo e quitar essa cobrança.

Importante! A troca só é vantajosa se você tem certeza que vai conseguir pagar o novo empréstimo. Trocar várias dívidas por outra que não cabe no seu bolso não vale a pena: você terá todo o trabalho para fazer a troca e ficará com o nome sujo do mesmo jeito.

Troque dívidas caras por uma mais barata! Com juros a partir de 0,75% ao mês, o refinanciamento de imóvel da Creditas está entre as melhores alternativas do mercado. Solicite a sua proposta clicando aqui.

Compare as taxas de juros

Se você não tem os valores totais das dívidas e do novo empréstimo, compare as taxas de juros de cada um, além do Custo Efetivo Total (CET) da sua dívida.

Ele mostra todas as taxas que estão sendo cobradas na dívida e, dessa forma, dá para comparar quem cobra tarifas maiores – que será a empresa com a dívida mais cara.

Fique ligado! Não se anime com o novo empréstimo somente porque ele tem parcelas menores. Essa dívida pode ter um custo final mais caro do que as suas dívidas anteriores juntas – e você descobre isso comparando os juros e a CET, ok?

2. Fazer a portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito acontece quando você leva a sua dívida para outro banco. Este novo banco paga o anterior, quita o que estava pendente e faz uma nova dívida com você.

Quando vale a pena

Para analisar se as condições da nova dívida estão melhores do que a anterior também é necessário solicitar o CET para o banco que você deseja ir. A troca será boa apenas se o novo banco tiver um CET menor do que o banco atual.

Saiba como fazer a portabilidade

Importante! Se você tem planos de quitar o restante da sua dívida à vista, a portabilidade pode não ser uma vantagem: dívidas que estão há mais tempo no mesmo banco podem receber descontos maiores em pagamento à vista. Converse com o seu gerente e compare as vantagens.

A importância de negociar

Ter uma dívida em atraso sempre traz muitos problemas, como a cobrança de juros e a negativação do seu CPF. Quando isso acontece, as chances de você conseguir pegar qualquer tipo de crédito ou até fazer parcelamentos ficam muito reduzidas.

O ideal é negociar antes mesmo de o seu nome ir para o Serasa ou SPC, por exemplo. Assim, você consegue regularizar a situação antes de ficar com o nome na lista de maus pagadores.

Se você precisa de ajuda para negociar, a Konkero tem uma seção com matérias só sobre isso, com várias dicas para você conseguir negociar as suas dívidas e limpar o seu nome. Confira!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes