Agendamento RG: como fazer

Saiba como fazer o agendamento para tirar a 1ª ou 2ª via do RG!

O RG significa Registro Geral e é um dos documentos de identificação mais importantes. Sendo chamado também de Carteira de Identidade, é nele que estão os dados mais importantes das pessoas físicas, como nome completo, filiação e data e lugar de nascimento. No novo modelo, ainda é possível incluir o número de outros documentos na carteira, como o do CPF, PIS, título de eleitor, entre outros que o cidadão ache relevante que esteja no RG.

A emissão do RG, tanto da 1ª como da 2ª via, exige o agendamento do serviço no respectivo posto de atendimento, que é diferente em cada estado do país. Em São Paulo, o documento deve ser feito no Poupatempo, enquanto no Rio de Janeiro, a emissão é feita no Detran-RJ. Sem o agendamento, você não consegue ter acesso ao serviço e acaba perdendo a viagem. Por isso, confira agora como fazer o agendamento para RG em 4 estados brasileiros.

1. Poupatempo (São Paulo)

Passo 1. Acesso o site do Poupatempo e selecione a opção “Agendamento”, na barra superior de serviços.

Passo 2. Faça o seu login com CPF, e-mail, RG ou telefone e senha, e clique em “RG – Carteira de Identidade”. Se você ainda não tem uma conta, clique em “Cadastre-se”.

Passo 3. Clique em “Agendar” e dê continuidade no agendamento, escolhendo o local e a data para realizar o serviço.

2. Detran-RJ (Rio de Janeiro)

Passo 1. Acesse o site do Detran-RJ e selecione a opção “Identidade”, conforme indicado na imagem abaixo.

Passo 2. Faça o agendamento preenchendo corretamente o formulário com os dados solicitados. Faça a validação, clique em “Enviar” e aguarde a conclusão da solicitação.

3. Estado de Minas Gerais

Passo 1. Acesse o site do Estado de Minas Gerais e selecione “Agendamento online – veja quais serviços estão disponíveis” na aba “Cidadão”.

Passo 2. Caso você busque agendamento para emitir a 1ª via do RG, clique em “Obter a Carteira de Identidade – 1ª via”. Se for a 2ª via, clique em “Obter a Carteira de Identidade  – 2ª e outras vias”.

Passo 3. Preencha o formulário definido o local, dia e horário do atendimento, e inserindo os demais dados solicitados. Ao final, clique em “Confirmar agendamento”.

4. Na Hora (Distrito Federal)

Passo 1. Acesse o site do Na Hora e, na parte de “Agendamento Online”, clique em “Acesse”.

Passo 2. Selecione a opção “Agendamento de Carteira de Identidade”.

Passo 3. Escolha o serviço desejado, entre a emissão da 1ª via e da 2ª via. Depois, selecione a Unidade de Atendimento desejada e, na coluna “Ação”, clique no ícone do calendário para ver mais detalhes sobre o agendamento.

Passo 4. Finalize o agendamento inserindo os seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, filiação e outros.

Demais estados

Caso você more em outro estado, procure saber qual é o órgão responsável pela emissão do RG e busque a opção de agendamento no site da instituição. Você também pode agendar o serviço no site da delegacia da sua cidade.

Independente de onde você for emitir o documento, não deixe de levar os documentos necessários, que são:

Se você quiser incluir outro documento no RG, como número do PIS ou a informação de alguma deficiência física, basta levar a via original e uma cópia simples do documento e solicitar a inclusão.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL