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Agendar seguro-desemprego: como conseguir

Agendar seguro-desemprego: como conseguir

É possível fazer o agendamento do seguro-desemprego diretamente pelo telefone. Veja como! Quem precisa agendar o atendimento para solicitar o seguro-desemprego pode fazer isso por telefone. Porém, a própria solicitação do benefício já pode ser feita pela internet, sem precisar agendar o serviço e comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento. Saiba como fazer o […]

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É possível fazer o agendamento do seguro-desemprego diretamente pelo telefone. Veja como!

Quem precisa agendar o atendimento para solicitar o seguro-desemprego pode fazer isso por telefone. Porém, a própria solicitação do benefício já pode ser feita pela internet, sem precisar agendar o serviço e comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento.

Saiba como fazer o agendamento e como solicitar online o benefício.

Como agendar seguro-desemprego

Para agendar o atendimento de solicitação de seguro-desemprego, é preciso entrar em contato com uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho. Esse agendamento deve ser feito pelo telefone 158.

Como solicitar o seguro-desemprego

É possível solicitar o benefício trabalhista presencialmente, pela internet, e também pelo celular, por aplicativo. Saiba como fazer em cada caso.

Atendimento presencial

O interessado em solicitar o seguro-desemprego presencialmente deve ir até uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), em um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em outros postos credenciados pelo Ministério da Economia.

Não deixe de verificar qual é a documentação necessária no site da unidade de atendimento que você escolher. Normalmente, os documentos exigidos são:

  • Documento de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Cartão PIS/PASEP;
  • Requerimento do seguro-desemprego (com numeração iniciada em 77);
  • Último holerite;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • CPF;
  • Comprovante de Depósito do FGTS.

Solicitação pela Internet

Passo 1. Acesse o site da Secretaria de Trabalho e selecione a opção “Clique aqui para acessar os serviços para o Trabalhador e para o Empregador”.

Passo 2. Na opção “Seguro-desemprego”, clique em “Solicitar”.

Passo 3. Clique em “Iniciar”, no lado direito da tela.

Passo 4. Na tela seguinte, caso você já tenha um cadastro no portal do governo gov.br, selecione a opção “Já tenho cadastro”. Se você ainda não tem um cadastro, clique em “Quero me cadastrar” e depois em “Crie sua conta gov.br”. Se preferir, confira nesta matéria o passo a passo para fazer este cadastro (passos 2 a 8).

Passo 5. Faça o seu login com o seu CPF e senha.

Passo 6. Selecione a opção “Seguro-desemprego” e depois clique em “Solicitar Seguro-Desemprego”.

Você deverá colocar o número do requerimento que recebeu quando foi dispensado do seu trabalho e checar se todas as informações na tela estão corretas. Por fim, você deverá concordar com as regras e condições do benefício. Assim, sua solicitação será enviada.

Solicitação via aplicativo

Passo 1. Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital – disponível para Android e iOS – e clique em “Entrar”. Caso você ainda não tenha a sua CTPS na forma digital, clique aqui para saber como fazer a sua.

Passo 2. Faça o login com o seu CPF e senha na página de acesso do portal gov.br para acessar a sua carteira de trabalho digital.

Passo 3. Na aba “Benefícios”, no menu inferior, clique em “Solicitar”, na parte “Seguro-desemprego”.

Passo 4. Na tela seguinte, selecione a opção “Seguro-desemprego”. Caso você seja empregado doméstico, selecione a opção “Seguro-desemprego empregado doméstico”.

Passo 5. Insira o número do requerimento. Você deve encontrar este número no requerimento fornecido pelo seu empregador quando você saiu da empresa. Depois, siga os passos do aplicativo, informando os dados necessários para a solicitação.

Economize tempo e dinheiro solicitando o benefício diretamente pela internet ou celular!

Como receber o seguro-desemprego

Desde 24 de julho de 2020, os beneficiários não precisam ser clientes da Caixa para conseguir receber o valor do benefício diretamente em sua conta corrente ou poupança, podendo receber a quantia na conta de qualquer banco que esteja dentro do Sistema Financeiro Brasileiro. Assim, as parcelas serão creditadas automaticamente na conta informada. A conta deve estar no CPF do solicitante do seguro e não pode ser conta salário.

Quem não tem conta bancária, pode retirar o valor em qualquer Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui ou Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão Cidadão, além das agências da Caixa.

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