Como consultar benefício do INSS pelo CPF

O benefício do INSS pode ser consultado pela internet com a inscrição do CPF e outros documentos. Veja como!

Quem recebe pensão, auxílio doença e aposentadoria pela Previdência Social consegue consultar o benefício quando quiser no site do INSS. Ao invés de marcar uma perícia ou ligar na central de atendimento do programa, o Meu INSS online facilita o acesso a informações sobre pagamentos, extratos, agendamentos, carta de concessão, entre outros serviços.

Para ter acessar a plataforma Meu INSS, o beneficiário precisa obrigatoriamente fazer um cadastro no site com alguns dados pessoais, incluindo o CPF do beneficiário, nome completo, um telefone celular e um e-mail. Com essas informações, é possível acessar os dados do INSS sem sair de casa. Veja abaixo como consultar o seu benefício com o CPF!

Como consultar benefício no Meu INSS

Antes de tudo, é necessário que o contribuinte faça um cadastro inicial no site do INSS para acessar o seu benefício com o CPF. Confira o passo a passo!

Passo 1. No menu de serviços do INSS, localizado na parte esquerda da tela, clique em “Meu INSS”. Nessa página, o usuário consegue tirar dúvidas sobre os serviços disponíveis. Clique novamente em “Meu INSS” sinalizado de amarelo.

Passo 2. Já no portal, o menu esquerdo do site agrega todos os serviços disponíveis do Meu INSS, no entanto, para acessá-los, o beneficiário deve criar um cadastro na plataforma do Governo Federal. Como na imagem a seguir, selecione a opção “Crie sua conta”.

Passo 3. Na próxima tela, preencha os campos com os dados solicitados. São eles: CPF, nome completo, um telefone celular e um e-mail. Após o preenchimento, o usuário deve aceitar os termos de uso e de privacidade do site e clicar em “Continuar”. Depois, o usuário deverá habilitar o cadastro e escolher uma senha de acesso.

Passo 4. Após a confirmação do cadastro, você deverá acessar o Meu INSS e clicar no botão “Fazer Login”. Após isso, na tela que aparecer, insira o seu CPF e a senha cadastrada no portal do Governo, conforme a imagem a seguir.

Passo 5. Na plataforma Meu INSS, o usuário consegue consultar e emitir a declaração de beneficiário, extratos de pagamentos, guias, contribuições, entre outras solicitações. Veja aqui a relação completa de serviços online da Previdência Social.

Portanto, para fazer a consulta do seu benefício apenas com o CPF e senha é fundamental ter o cadastro no Meu INSS. Mesmo que você ainda não seja beneficiário do INSS, mas quer fazer algum agendamento na Previdência Social, é possível agendar perícias no INSS e solicitar outros serviços pela mesma conta.

Entenda mais sobre a Guia da Previdência Social

Para quem trabalha com carteira assinada, os depósitos correspondentes ao INSS são feitos diretamente pela empresa. Mas, no caso de empregados domésticos, donas de casa ou desempregados, a contribuição do INSS deve ser feita por conta própria. Por isso, é necessário garantir um carnê do INSS, também conhecido como a Guia da Previdência Social – GPS.

O preenchimento pode ser feito manualmente ou pela internet. Em ambos os casos, o contribuinte deve ficar atento na hora de preencher os campos e fazer os pagamentos que garantam o recolhimento do INSS. A Konkero montou um guia completo para ajudar os contribuintes na hora de usar a GPS do INSS e fazer as contribuições. Clique aqui e saiba mais!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL