É possível dar entrada em um benefício do INSS pela internet ou pessoalmente, em uma agência do INSS. Veja como fazer em cada situação.
Para solicitar um dos vários benefícios do INSS, os contribuintes devem se dirigir até uma agência da Previdência Social, ou fazer o pedido online pelo portal Meu INSS. Confira agora como fazer esses procedimentos e acompanhar a sua solicitação.
- Solicitação de benefício pelo Meu INSS
- Solicitação de benefício na agência da Previdência Social
- Acompanhamento de solicitação
Solicitação de benefício INSS
Há duas maneiras de fazer a solicitação de um benefício previdenciário: indo até uma agência da Previdência Social, ou online, pelo Meu INSS. A segunda opção é a mais indicada, pois evita que o interessado tenha que sair de casa e enfrentar filas.
Pelo Meu INSS
Pelo portal do Meu INSS, a solicitação é simples e rápida. Acompanhe o passo a passo.
Passo 1. Acesse o seu perfil no Meu INSS. Caso você ainda não tenha se cadastrado, aprenda neste passo a passo a se cadastrar no portal.
Passo 2. Na página principal, passe o mouse sobre a guia “Serviços”, na parte superior da tela, e depois sobre “Benefícios”.
Passo 3. Para dar entrada em um dos benefícios, basta clicar sobre ele. Para solicitar a aposentadoria, por exemplo, clique em “Aposentadoria”, depois selecione a opção de acordo com o seu perfil e dê continuidade no processo seguindo as instruções do próprio portal, respondendo as questões corretamente e enviando os documentos necessários.
Já se você precisa solicitar o auxílio-doença, clique em “Auxílio-doença” e em “Agendar perícia”. Se este é o seu primeiro requerimento, clique em “Perícia inicial”. Mas se você já recebe o benefício e precisa recebê-lo por mais tempo, clique em “Perícia de prorrogação”. Assim, você deverá dar continuidade no processo conforme as instruções do portal para agendar o exame necessário para o requerimento.
Esses passos também devem ser feitos para a solicitação de salário-maternidade ou pensão.
Passo 4. Para solicitação de outros benefícios que não apareceram nos passos anteriores, passe o mouse novamente sobre “Serviços” e depois em “Outros benefícios”.
Passo 5. Assim, clique sobre o benefício desejado, selecione a opção de acordo com o seu perfil (rural ou urbano) e faça o requerimento de acordo com as instruções que aparecerem na tela.
Na agência da Previdência Social
Caso você não consiga fazer a solicitação online ou prefira fazer presencialmente, você terá que agendar um atendimento em uma das unidades do INSS e levar os documentos necessários para o requerimento. Para fazer o agendamento, acesse o seu perfil no Meu INSS e clique em “Agendamentos/Solicitações”.
Clique em “Novo requerimento” e depois no serviço que você quer agendar. Não esqueça de conferir a lista de documentos necessários para o benefício que você precisa. Você pode conferir abaixo:
O agendamento também pode ser feito por telefone. Basta ligar no 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, e agendar um horário.
Além disso, para saber qual é a unidade mais próxima da sua casa, clique em “Encontre uma agência”, na parte superior da página principal do seu perfil no Meu INSS e digite o seu CEP ou endereço.
Acompanhamento de solicitação
Depois de já ter solicitado o seu benefício, seja online ou presencialmente, você pode acompanhar o andamento da sua solicitação pelo Meu INSS. Para isso, acesse o seu perfil no portal e clique em “Agendamento/Solicitações”. Na página seguinte, você poderá ver quais são os seus requerimentos e saber em qual situação eles estão.