Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

Como tirar extrato do FGTS pelo aplicativo Caixa

Como tirar extrato do FGTS pelo aplicativo Caixa

Com o aplicativo FGTS, o trabalhador consegue acompanhar os depósitos feitos pela empresa atual e o saldo de contas inativas. Veja como emitir o extrato no celular. Para emitir o extrato do Fundo de Garantia e descobrir o saldo disponível de contas inativas e de um registro atual, o trabalhador pode fazer o download do […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Com o aplicativo FGTS, o trabalhador consegue acompanhar os depósitos feitos pela empresa atual e o saldo de contas inativas. Veja como emitir o extrato no celular.

Para emitir o extrato do Fundo de Garantia e descobrir o saldo disponível de contas inativas e de um registro atual, o trabalhador pode fazer o download do aplicativo FGTS e consultar os depósitos feitos pelas empresas. Dessa forma, é possível ter uma noção de quanto o titular poderá utilizar para financiar um imóvel próprio, por exemplo. Confira abaixo o passo a passo.

Como emitir o extrato do FGTS pelo aplicativo

Passo 1. O aplicativo FGTS está disponível no Google Play e na App Store. Após o download e instalação do programa no celular, o trabalhador terá que abrir o app e escolher a opção “Entrar no aplicativo”. Na janela de login da Caixa que abrir, o usuário terá que entrar na página com o CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, o usuário deverá clicar em “Cadastre-se” na página da Caixa.

Passo 2. A Caixa precisará que o trabalhador informe CPF, nome completo, data de nascimento, telefone celular e e-mail. Para tornar o cadastro mais seguro, o usuário terá que colocar uma senha e confirmar informações sobre empregos anteriores que estão registrados em sua carteira de trabalho. Após a confirmação da abertura do cadastro, basta retornar à tela inicial do aplicativo e fazer o login. 

Passo 3. Na tela inicial do aplicativo FGTS, os depósitos feitos pelas empresas estarão no item “Meu FGTS” no menu inferior, como na imagem abaixo.

Nesta página estarão todos os depósitos feitos pelas empresas em que o trabalhador já exerceu uma função remunerada com registro. As informações serão separadas em contas, que podem estar ativas ou inativas, e de acordo com o nome do local onde o trabalhador já ocupou um cargo, além de mostrar o saldo disponível. Veja o exemplo abaixo: 

Passo 4. Para consultar os depósitos e informações mais detalhadas, clique na opção “Ver Extrato” ao lado do saldo. Na tela estarão os pagamentos mensais do Fundo de Garantia e os rendimentos que cada valor obteve. O trabalhador deve clicar em “Gerar extrato PDF”, como no exemplo abaixo. Um documento será gerado e armazenado no celular do usuário para que ele use como comprovante para solicitar o financiamento de um imóvel nos bancos.

Como utilizar o FGTS na compra de um imóvel

Os principais bancos brasileiros aceitam o saldo do FGTS para quitar a entrada ou parte do valor de uma casa própria. As regras mudam de acordo com cada instituição bancária, mas, em todo o caso, a compra pode ficar mais barata, principalmente pela apresentação de um valor à vista. Entenda mais sobre a compra de um imóvel com o FGTS

Entenda o FGTS

O Fundo de Garantia (FGTS) é um dos benefícios que concede uma renda extra para o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Ele é obrigatório por lei, o que torna o pagamento obrigatório por parte da empresa ou do empregador que contratou o funcionário e assinou sua carteira. O valor do FGTS deve ser depositado em uma conta da Caixa de acordo com o salário e a categoria do trabalhador todos os meses durante o tempo em que o indivíduo ficar sob o regime CLT. 

Muitos trabalhadores utilizam o FGTS para financiar a casa própria em bancos e diminuir o número de parcelas da compra. Quem não fez nenhum tipo de saque durante o tempo em que ficou desempregado ou utilizou apenas uma parte do saldo disponível no Fundo de Garantia consegue reunir um bom dinheiro, principalmente pelo rendimento que as contas do FGTS possuem – uma taxa de 3% ao ano. 

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes