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Extrato INSS: passo a passo de como consultar

Extrato INSS: passo a passo de como consultar

Veja como consultar os dois extratos do INSS, tanto o de contribuições, como o de pagamento de benefício. O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável por garantir diversos direitos previdenciários aos trabalhadores. É por meio dele que os cidadãos conseguem se aposentar e receber benefícios que auxiliam o trabalhador necessitado, como […]

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Veja como consultar os dois extratos do INSS, tanto o de contribuições, como o de pagamento de benefício.

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável por garantir diversos direitos previdenciários aos trabalhadores. É por meio dele que os cidadãos conseguem se aposentar e receber benefícios que auxiliam o trabalhador necessitado, como a pensão por morte, o auxílio-acidente, o salário-família, entre outros.

Para que o trabalhador realmente tenha direito aos benefícios, é preciso que ele cumpra com os requisitos de cada auxílio e, o mais importante, seja contribuinte. Caso ele seja um empregado de uma empresa privada ou um empregado doméstico, ele terá o valor da contribuição descontada do seu salário. Já se ele for autônomo ou sócio de alguma empresa, ele deve pagar todo mês uma guia, chamada Guia da Previdência Social (GPS), referente à contribuição ao INSS.

Contribuindo a cada mês, os trabalhadores acumulam contribuições, o que é essencial para a aposentaria e outros benefícios; há auxílios que só podem ser recebidos caso seja cumprido um tempo de carência, o que significa que o cidadão deve ter um número mínimo de contribuições para ter direito ao benefício.

Para saber qual a quantidade exata de contribuições acumuladas, é possível consultar o extrato de contribuições pela internet, sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento do INSS. Da mesma forma, caso o cidadão seja um beneficiário (que recebe algum tipo de benefício), ele pode saber o quanto já recebeu por meio do extrato de pagamento de benefício.

Veja como consultar esses dois extratos pelo Portal Meu INSS e saber quantas contribuições você já tem, ou quanto já recebeu do atual benefício.

Como consultar extrato INSS

Confira no passo a passo abaixo como consultar os dois tipos de extrato pelo mesmo canal e ter acesso às informações desejadas.

Extrato de Contribuições

O extrato de contribuições, também chamado de CNIS, reúne todas as contribuições já realizadas pelo trabalhador, desde a primeira até a última que foi computada. Assim, as contribuições são dividas por empresa, ou seja, é possível saber quantos recolhimentos foram feitos em cada empresa trabalhada. Veja como fazer essa consulta.

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS e clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Login”.

Passo 2. Caso você já tenha cadastro, insira o seu CPF e senha para acessar a sua conta. Se ainda não tem, selecione a opção “Crie sua conta” e faça o seu cadastro, informando o seu CPF, nome completo, dados para contato e cadastrando uma senha.

Passo 3. Ao acessar a sua conta, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”, na barra lateral de serviços.

Passo 4. Ao abrir o extrato, será possível ver detalhadamente quantos recolhimentos foram feitos, sabendo qual a competência e base de cada contribuição. Além disso, você também conseguirá ver qual a data de entrada e de saída de cada empresa, e também da última remuneração.

Caso você clique na aba “Dados cadastrais”, ainda é possível ter acesso aos seus dados pessoais, como número do PIS, data de cadastramento, nome completo, filiação, entre outras informações.

Extrato de Pagamento de Benefício

O extrato de pagamento de benefício só poderá ser consultado caso o trabalhador, efetivamente, receba algum tipo de benefício. Portanto, uma segurada que esteja recebendo o salário-maternidade pode fazer essa consulta e saber o quanto já recebeu do auxílio. Da mesma forma, um aposentado pode ter acesso a todos os recebimentos que já teve desde que o benefício foi concedido. Acompanhe o passo a passo para consultar o extrato.

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS e clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Login”.

Passo 2. Caso você já tenha cadastro, insira o seu CPF e senha para acessar a sua conta. Se ainda não tem, selecione a opção “Crie sua conta” e faça o seu cadastro, informando o seu CPF, nome completo, dados para contato e cadastrando uma senha.

Passo 3. Ao acessar a sua conta, selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, na barra lateral de serviços.

Passo 4. Insira o período desejado, selecionando mês e ano. Clique em “Consultar” e, depois é só conferir o extrato com todos os recebimentos.

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