Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

Fez hora extra? Saiba como aproveitar bem as folgas

Fez hora extra? Saiba como aproveitar bem as folgas

Quem faz hora extra pode receber um adicional em dinheiro ou ter folgas. Entenda melhor como isso funciona. Se você fez horas extras, é bom saber como a sua empresa trata o trabalho além do horário normal. Há empresas que fazem um pagamento a mais, enquanto há as que adotam o banco de horas. O […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Quem faz hora extra pode receber um adicional em dinheiro ou ter folgas. Entenda melhor como isso funciona.

Se você fez horas extras, é bom saber como a sua empresa trata o trabalho além do horário normal. Há empresas que fazem um pagamento a mais, enquanto há as que adotam o banco de horas.

O banco de horas é um regime compensatório, em que você cumpre as horas necessárias no mês e, caso acumule mais horas do que o necessário, pode ter direito a folgas.

Como aproveitar a hora extra com descanso

Até novembro de 2017, as empresas precisavam ter um acordo com o sindicato da sua categoria e definir com ele que as horas extras seriam devolvidas em folgas.

A partir dessa data, com a Reforma Trabalhista, a utilização do banco de horas ficou mais flexível, não exigindo o acordo das empresas com sindicatos ou outras entidades representativas. Neste caso, o acordo deve ser individual e por escrito.

No caso de o banco de horas for estabelecido em acordo coletivo, a compensação das horas pode ocorrer em até 1 ano. Já se o acordo for individual, a compensação precisa ser feita em até 6 meses, no máximo.

Assim, a regra é simples: quem trabalha duas horas a mais em um dia, pode trabalhar duas horas a menos depois – que pode ser o dia seguinte ou qualquer dia dentro do prazo máximo estabelecido por lei.

É importante saber que você não pode trabalhar mais do que 10 horas por dia e precisa ter no mínimo 11 horas de descanso entre um turno e o outro.

Quando vale a pena tirar folga

Ficar tempo demais no trabalho pode levar a um desgaste físico e emocional. Por isso, procure administrar bem esse período com as suas horas de lazer.

Além disso, o banco de horas também é vantajoso quando você precisa fazer alguma coisa fora do seu local de trabalho no horário de expediente.

Assim como você pode ter folgas depois de ter trabalhado a mais, você também pode compensar depois as horas não trabalhadas. Mas cuidado: nunca deixe de avisar os seus superiores sobre a sua ausência.

Dica: sempre que precisar ficar mais tempo no trabalho, programe logo quando vai tirar as folgas.

O que acontece com o banco de horas no caso de uma demissão

Se um funcionário que tinha horas pendentes saiu da empresa, ele ainda deve ser indenizado. Neste caso, a compensação deve ser feita em dinheiro, seguindo das regras da CLT referentes às horas extras (artigo 59).

Você entende todos os campos preenchidos do seu termo de rescisão? Clique aqui para entender e saiba como você mesmo pode calcular quanto você deve receber ao sair da empresa.

Onde você trabalha não tem banco de horas? Saiba quanto a empresa precisa te pagar pelas horas trabalhadas a mais!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes