Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

Cartão SUS: saiba como tirar e onde fazer

Cartão SUS: saiba como tirar e onde fazer

Dá para solicitar o seu cartão SUS por meio de um pré-cadastro na internet, mas você também deve ir a um posto autorizado. Confira! Quem depende do SUS (Sistema Único de Saúde), precisa emitir o cartão SUS para conseguir atendimento médico. Para emitir o cartão, você pode começar pela internet e, em seguida, ir a […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Dá para solicitar o seu cartão SUS por meio de um pré-cadastro na internet, mas você também deve ir a um posto autorizado. Confira!

Quem depende do SUS (Sistema Único de Saúde), precisa emitir o cartão SUS para conseguir atendimento médico. Para emitir o cartão, você pode começar pela internet e, em seguida, ir a um dos postos de atendimento.

Onde e como fazer o cartão SUS

Antes de pedir o seu cartão nacional do SUS, confirme que você não tem mesmo o cartão. Para isso, acesse o site Conecte SUS e clique em “Entrar” para fazer o seu login. O acesso é pelo portal gov.br, pelo qual é possível acessar os benefícios do governo. Caso você ainda não tenha este cadastro, clique em “Criar conta gov.br” e preencha os campos com os dados solicitados. Veja nesta matéria o passo a passo para este cadastro (passos 2 a 8).

Depois de fazer o seu login, clique em “Meus dados”, no lado esquerdo na tela. Caso apareça um número no campo “Cartão Nacional de Saúde”, é porque você já tem um cartão.

Caso não apareça, você já pode começar o cadastro. Dá para ir direto a um posto de atendimento ou fazer registro em duas etapas, começando pela internet. Confira.

Primeiro passo: internet

Aqui, você faz um pré-cadastro para agilizar a etapa seguinte, que é ir a um posto de atendimento. Caso escolha essa opção, acesse o site do Conecte SUS e informe os dados pessoais que o sistema pedir. No final, você receberá um número de protocolo e deverá levá-lo quando for a um dos postos de cadastramento.

Tome bastante cuidado nessa etapa, porque não dá para refazer o protocolo se você errar alguma informação. E mais: informe um endereço de e-mail (pessoal e não profissional) que você usa, pois o sistema entrará em contato por este meio para finalizar a etapa de pré-cadastro.

Segundo passo: posto

Quem escolheu começar o cadastro na internet tem até 90 dias para ir a um posto e pedir o cartão do SUS. Nesse caso, leve os documentos pessoais, como RG e CPF, e outros que foram pedidos no pré-cadastro. Em algumas cidades, os menores de 18 anos que quiserem pedir o cartão devem levar a certidão de nascimento. Também dá para solicitar o cartão diretamente em um dos postos. Você deve levar RG, CPF e comprovante de residência.

As secretarias de saúde de cada município informam quais lugares estão autorizados a fazer o cadastro para o cartão do SUS, além de avisar sobre horário de funcionamento. Normalmente, hospitais, clínicas e postos de saúde fazem esse serviço.

Os passos para se cadastrar no sistema do SUS

Assim que você estiver com o cartão do SUS, que é o seu número de identificação no sistema, vá para o site do Conecte SUS e preencha as informações solicitadas. Lembre-se de informar um e-mail que você usa porque ele será necessário na última etapa desse cadastro.

Quem pode ter um cartão do SUS

Todos os brasileiros têm direito ao cartão do SUS, mesmo quem paga um plano de saúde. Em 2012, os convênios médicos foram obrigados a cadastrar os clientes no banco de dados do SUS, então, quem pagava plano de saúde naquela época provavelmente tem já tem um registro. E lembre-se: esse cartão é gratuito! Com ele, é possível marcar consultas médicas para solicitar uma cirurgia que seja feita pelo SUS e conseguir medicamentos gratuitos ou com desconto, por exemplo.

Como consultar o número do cartão

Se você precisa consultar o número do seu cartão, mas não está com ele em mãos, você pode acessar o site do ConecteSUS, fazer o seu login e clicar em “Meus dados”. O número do cartão aparecerá logo abaixo do seu CPF, no campo “Cartão Nacional de Saúde”.

Posso imprimir a segunda via do meu cartão pela internet?

A impressão da segunda via do cartão do SUS não pode mais ser feita pela internet. Antes, esse serviço estava disponível no portal Conecte SUS, e o titular podia imprimir os dados do cartão em uma impressora comum.

Porém, hoje essa opção não está mais disponível. Se você perdeu o seu cartão, você precisará ir até a unidade de atendimento do SUS mais próxima e solicitar a segunda via do seu cartão.

Quem não quiser ou puder fazer a solicitação presencial, pode usar a via digital do cartão pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para Android e iOS.

O que dá para fazer no Conecte SUS

Todos os atendimentos pelos quais você passar usando o cartão do SUS ficarão registrados no sistema. Ou seja: ele é a sua identificação em qualquer posto do país. Então, vale a pena se cadastrar no Conecte SUS para manter as informações pessoais em dia, conseguir imprimir uma cópia do cartão do SUS, ter acesso ao seu histórico de consultas, medicamentos, internações etc. Além disso, o sistema traz a lista de remédios que estão na rede do programa Farmácia Popular.

Mudou de cidade ou cadastrou informação errada? Veja como alterar seus dados

Caso queira atualizar alguma informação pessoal, como sobrenome, endereço etc, procure a área o caminho é um só: procurar um posto de cadastramento. Infelizmente não dá para alterar informações pela internet, então, vá à secretaria de saúde da sua cidade e peça os endereços destes locais autorizados a fazerem tanto o cadastro quanto a troca de informação.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes