Descubra aqui como você deve acionar o seguro do carro em caso de roubo e evite mais dores de cabeça!
Quando fazemos um seguro para o carro, não esperamos que ele seja roubado. Mas apesar de não querer que isso aconteça, temos que estar preparados caso algum sinistro ocorra com o veículo. O processo de acionamento do seguro deve ser feito com o máximo de informações sobre o veículo, incluindo o boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto.
Pensando nisso, a Konkero selecionou o que você deve saber caso tenha que acionar o seguro se porventura o seu carro for roubado. Confira!
Meu carro foi roubado. O que eu faço?
O primeiro passo é ligar para a seguradora. Eles podem avisar a polícia para que tentem encontrar o seu veículo. Logo em seguida, abra um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia, informando sobre o roubo ou furto – que é quando levam o carro sem você estar presente.
Lembre-se que o boletim de ocorrência é obrigatório para que a seguradora te reembolse. Isso porque muitas pessoas fingem que foram roubadas só para receber o dinheiro do seguro.
Se a polícia não encontrar o carro, é hora de pedir o reembolso à seguradora. Para isso, você deve contar como aconteceu o roubo, e não vale mentir – a seguradora pode se recusar a pagar se isso acontecer!
A empresa de seguros também vai informar os documentos que você precisa encaminhar para ser ressarcido. Então anote tudo e providencie o quanto antes!
Quanto vou receber da seguradora?
Nem sempre você receberá todo o dinheiro que pagou pelo carro. Isso acontece porque o seguro reembolsa o valor de mercado do veículo, baseado na tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Por exemplo, se o ano do seu carro é 2010 e ele foi roubado em 2013, o valor que o seguro vai pagar poderá ser menor, porque levará em conta que o carro tinha 3 anos de uso. Clique aqui para saber o valor do seu carro na tabela FIPE.
Qual o prazo para a seguradora me pagar?
Depois que você entregar todos os documentos necessários, a seguradora tem 30 dias para fazer o pagamento. Durante esse período, algumas apólices de seguro oferecem a possibilidade de utilizar um carro reserva enquanto o pagamento não é liberado ou o veículo não é encontrado. Verifique com o corretor ou na seguradora a possibilidade de utilizar um carro desses.
É importante ressaltar também que se o seu carro for encontrado depois que você recebeu o dinheiro, ele não é mais seu e sim da seguradora.
Caso você ainda não tenha um seguro para o seu carro, descubra aqui quais são os 9 cuidados que você deve tomar antes de contratar um seguro!