Financiamento de carro: passo a passo

Veja o passo a passo de como fazer um financiamento de carro e entenda como comprar o seu novo veículo usando esse modo de pagamento.

O financiamento de carro é uma das formas de pagamento mais utilizadas na aquisição de um automóvel. Ao escolhê-lo, o comprador tem mais flexibilidade, pois paga o valor do carro em parcelas fixas mensais, podendo ou não dar um valor de entrada.

Sendo uma linha de crédito, as parcelas sofrem o acréscimo de juros, o que faz com que o valor a ser pago no final das contas seja maior. Assim, quanto maior o prazo para pagamento, maior será o valor dos juros, e também, maior o total pago pelo comprador.

Apesar disso, o financiamento ainda é uma boa opção, exatamente por permitir que o interessado utilize o carro livremente enquanto faz os pagamentos mensais, em parcelas que cabem no seu bolso.

Veja agora o passo a passo de como fazer um financiamento de carro, se atentando ao planejamento financeiro, essencial para a contratação do crédito.

Como financiar um carro?

O financiamento de carro pode ser feito em poucos passos, porém, é preciso muita atenção durante todo o processo para garantir um bom negócio.

1. Planeje-se financeiramente

Etapa fundamental no financiamento, o planejamento financeiro é muito importante para que você consiga levar o financiamento até o fim e concluir os pagamentos do carro, podendo chamá-lo de seu definitivamente. Há duas coisas que precisam ser consideradas neste ponto: o valor das parcelas no seu orçamento e o valor de entrada.

Coloque no papel todas as suas despesas e valores que recebe, sabendo quanto você gasta e o quanto sobra. Tenha em mente que, ao assumir um financiamento, você terá que fazer pagamentos mensais por alguns meses, portanto, o valor das parcelas precisa estar dentro do orçamento. Assim, saiba até quanto você pode pagar por mês.

No financiamento, quanto maior o valor financiado, mais juros o comprador paga. Por isso, dar um valor de entrada é uma boa opção, pois reduz o valor que será financiado. Em um veículo de R$ 30 mil, por exemplo, uma entrada de R$ 6 mil (equivalente a 20% do valor total) faz com que o valor financiado seja menor, diminuindo também o acúmulo de juros.

Assim, além de se organizar para fazer o pagamento das parcelas, procure poupar um pouco a cada mês e juntar dinheiro para a entrada. Porém, se você não conseguir, não se preocupe, pois o financiamento de carro sem entrada é possível.

É importante, ainda, que você consulte o seu CPF para saber se há pendências no seu nome. Se não tiver, ótimo! Porém, se você estiver com o nome sujo, isso será um impedimento para o financiamento. Procure negociar com as empresas para as quais você está devendo, a fim de limpar o seu nome e organizar suas finanças. Só com o nome limpo você conseguirá financiar o veículo.

2. Escolha o veículo

Sabendo quanto você poderá pagar por mês e já com um valor reservado para a entrada, escolha o veículo para financiar. Pode ser novo ou usado, mas atente-se ao tempo do carro; algumas empresas não financiam veículos com mais de 10 anos, por exemplo. Além disso, considere também o valor do carro, que influenciará diretamente no seu orçamento mensal e também na entrada.

3. Procure uma instituição financeira

Nesta etapa, você deverá procurar uma instituição financeira que concede esse tipo de linha de crédito. Grandes bancos tradicionais fazem financiamentos, e ainda, os bancos das próprias montadoras, como o Banco Honda, Banco Fiat, Banco Volkswagen, entre outros.

Não deixe de perguntar no banco onde já tem conta, se for o caso, pois você pode conseguir condições especiais, melhores do que as apresentadas por outras empresas.

Ainda, não deixe de pegar as informações importantes para o financiamento em cada uma delas, como taxa de juros, prazo e forma de pagamento, condições do veículo, entre outras.

4. Simule e compare

Para saber qual o banco ou instituição financeira que oferece as melhores condições de acordo com as suas preferências, você pode fazer uma simulação com cada uma delas e descobrir qual a que mais te favorece. No simulador de financiamento de carro da Konkero, você pode comparar as taxas de juros aplicadas por todos os bancos e depois ver quanto ficaria o financiamento do carro que você quer. Basta informar o valor que será financiado, o prazo de pagamento e a taxa de juros da instituição desejada para chegar ao valor da parcela.

Tão importante quanto as outras etapas, é fundamental que você faça a comparação entre as empresas e não tome decisões precipitadas, a fim de conseguir o melhor negócio para você e para o seu bolso.

5. Envie a proposta para o banco

Ao encontrar a instituição que melhor te atende, com condições de acordo com as suas, faça a simulação no site da empresa ou em uma unidade de atendimento física, e envie a proposta para o banco. Ele fará uma análise de crédito profunda, sabendo quanto de crédito é possível aprovar para você, considerando o seu perfil financeiro – histórico de inadimplência, renda mensal, entre outros fatores.

6. Assine o contrato e pegue o carro na concessionária

Recebendo a aprovação do banco, você deverá enviar a documentação necessária e realizar o processo de assinatura do contrato. Confira com a empresa todos os procedimentos exigidos para a assinatura, para, finalmente, entrar em contato com a concessionária e agendar a retirada do carro.

7. Faça os pagamentos em dia

Por fim, já com o carro em mãos, não deixe de fazer os pagamentos mensais. Caso haja um imprevisto e você tenha dificuldades para pagar, entre em contato com a instituição financeira responsável pelo financiamento e explique sua situação, renegociando, se for preciso. Faça o máximo para pagar sempre em dia as parcelas do carro, a fim de manter o seu nome limpo e continuar com o veículo.

Assim como em um empréstimo com garantia de automóvel, o carro pode ser tomado caso você não pague as parcelas por muito tempo. Por isso, para não perder o veículo, procure sempre fazer os pagamentos em dia e, no caso de dificuldades, não hesite em entrar em contato com a empresa responsável.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL