Leilão de carros recuperados de financiamento: é um bom negócio?

Os carros apreendidos por falta de pagamento são leiloados por bancos e empresas terceirizadas. Saiba mais sobre esse tipo de compra! 

Quando um carro é financiado por bancos ou outras instituições financeiras, cabe ao responsável pela dívida pagar todas as parcelas do financiamento em dia dentro do prazo de pagamento firmado no contrato. Caso atrase alguma parcela ou não dê para quitá-la em determinado mês, é importante ir até o banco que financiou a compra do carro e renegociar o pagamento em aberto.

Como o carro foi financiado pelo banco, se o cliente deixar de pagar as parcelas, ele corre o risco de ter o carro tomado pela instituição bancária. Por isso, é fundamental ir até o banco e fazer uma negociação da dívida quando for necessário.

Quando o carro é recolhido pelo banco por conta da falta de pagamento das parcelas, o bem é ofertado em leilões organizados pelo próprio banco ou por meio de assembleias organizadas por empresas terceirizadas. Dessa forma, o a instituição bancária garante de volta pelo menos uma parte do financiamento que foi feito.

Mas, para quem pretende comprar um carro novo, esses leilões valem a pena? Veja abaixo como funciona e os pontos positivos e negativos da compra de um veículo já financiado em um leilão!

Como funciona o leilão de carros recuperados de financiamento

Geralmente, os contratos de financiamento feito pelos bancos e lojas de créditos são feitos com um termo de alienação fiduciária. Esse tipo de compra garante que, se o cliente não pagar pelas parcelas do carro e deixar de cumprir o acordo como está no contrato, o veículo será de propriedade do banco. O carro só é totalmente do cliente após o pagamento total do financiamento,

Quando não há um acordo de pagamento e o carro é tomado pelo banco, ele é recolhido até um pátio e fica nesse local enquanto as pendências com documentos são resolvidas. No momento em que o carro for liberado para leilão, ele será anunciado pelo banco ou por leiloeiros de empresas especializadas. Quem der o melhor lance durante o leilão garante o veículo.

Cuidados necessários durante a compra de carros de leilão

A venda de carros recuperados de financiamentos é uma boa oportunidade, principalmente pelo preço dos veículos. Entretanto, o interessado deverá observar alguns detalhes em relação à documentação do carro e o estado do veículo para não fazer um mau negócio. Gastos com manutenção no motor, câmbio, chassi e multas que o carro tenha deverão ser pagos pelo comprador do veículo. Por isso, antes dar algum lance pelo carro, veja possibilidade de negociar esses custos com o vendedor.

O ideal é ir até o leilão onde pretende comprar o carro recuperado de um financiamento acompanhado por um mecânico de confiança. Ele observará possíveis problemas e as manutenções necessárias que somente um profissional identificará e dizer o valor aproximado dos consertos.

Na parte interna do veículo, observe o estado dos bancos, do painel e de outros equipamentos do carro. Já na parte de fora, observe possíveis riscos, amassados e o estado das rodas. Lembre que esses custos serão de responsabilidade do novo proprietário do carro junto com o valor de pagamento do carro.

Vantagens e desvantagens dos leilões

A principal vantagem do leilão desses tipos de carros está no preço ofertado pelos leiloeiros. Na maioria dos casos, os veículos têm um desconto de 30% a 50% do valor registrado na Tabela FIPE. Além disso, a compra do carro pode ser financiada novamente pelos bancos. Basta que o comprador tenha o crédito aprovado que garanta a possibilidade de pagar pelo valor financiado ao banco.

Em contrapartida, no registro veículo constará a recuperação do carro de um financiamento bancário. Por isso, levará um tempo maior para conseguir repassar o veículo para outro interessado. Vale lembrar que carros nesse estado tendem a ter uma depreciação maior. Portanto, leve em conta todos esses aspectos antes de comprar um carro recuperado de um financiamento.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL