Como emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND)

A emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND) pode ser feita gratuitamente pela internet. Saiba como fazer!

Documentos-para-contrato-de-locação

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é o documento que comprova a inexistência de ações judiciais ou dívidas com relação à pessoa ou determinado bem. Confira de que forma você pode emitir esse documento que te ajuda a fechar um bom negócio!

Como emitir a Certidão Negativa de Débitos

A emissão da CND relativa a tributos federais e a Dívida Ativa da União (CND Federal) pode ser feita gratuitamente pela internet.

Basta entrar no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e acessar o link Certidão – Pessoa Física. Para fazer o acesso direto, clique aqui. Depois, é só informar o número do CPF, validar a CAPTCHA de segurança e fazer a consulta. Para solicitar a Certidão Negativa de Débitos, o usuário terá que preencher, além do CPF, o período em que deseja emitir o documento. O ideal é solicitar a certidão que comprove a situação do titular nos últimos 12 meses. Por fim, clique em “Consultar”. Veja abaixo a tela do site:

Na janela seguinte, a emissão será feita automaticamente e estará pronta para imprimir. Observe a data em que a via da certidão foi gerada e até que dia ela pode ser utilizada. Lembre-se de ir até o campo “Segunda via” para abrir o documento e verificar se o nome e demais informações estão corretos.

Caso você tenha débitos e não consiga emitir a certidão, procure regularizar a situação para conseguir fazer o financiamento ou outro negócio desejado.

Fique atento! É importante lembrar que a Receita Federal só emite este documento se não houver nenhum débito ou pendência. Assim, automaticamente, quando a certidão negativa de débitos não é emitida, entende-se que existe algo pendente. Além disso, este é um documento com validade de 180 dias. Após esse prazo, é necessário emitir uma nova CND.

Para que serve a CND?

A CND é um documento emitido pela Receita Federal com a função de comprovar que a pessoa ou objeto, seja ele uma casa, carro ou empresa, não possui pendências junto aos órgãos públicos.

A Certidão Negativa de Débitos é utilizada em financiamentos imobiliários e, em alguns casos, para financiar veículos. Antes de liberar o dinheiro para que o cliente compre o imóvel, o banco precisa fazer uma análise de crédito e recolher alguns documentos referentes a situação da casa ou apartamento que será comprado.

A CND comprova que a pessoa ou o imóvel não possuem pendências judiciais e podem participar do financiamento. Quando for levar os documentos para fazer o acordo com o banco, não se esqueça dessa certidão.

Confira outras certidões importantes para financiar um imóvel

A compra de uma casa própria ou apartamento requer a emissão de diferentes documentos. Essas certidões garantem que o imóvel está regularizado e não possui nenhuma pendência judicial que prejudique a transferência para o novo proprietário. Entre os documentos que podem ser emitidos estão as certidões que comprovam a inexistência de processos contra o atual proprietário que impeçam a venda e compra do imóvel. Por isso, confira 8 Certidões Negativas de imóvel que você precisa tirar para evitar problemas durante a transferência do imóvel.

 Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL