Segunda via do RG: como e onde tirar

Basta ir a um posto de atendimento do governo mais próximo ou procurar a delegacia da sua cidade. Tire mais dúvidas sobre como tirar a segunda via do RG! 

identidade

Os lugares mais indicados para pedir a segunda via do RG são os postos de atendimento do governo, como o Poupatempo (SP), Detran RJ (RJ), Postos de Atendimento UAI (MG), Faça Fácil (ES), Na Hora (DF), o Vapt Vupt (GO) e o Tudo Fácil (RS), onde dá para tirar a 2ª via de vários outros documentos e, em muitos casos, eles saem na hora.

Se o lugar onde você mora não tiver nenhum destes postos de atendimento, basta comparecer a um centro de identificação da Polícia Civil e fazer o pedido da 2ª via do RG. Entenda mais sobre o processo!

Como tirar a segunda via do RG

É muito simples! Faça o agendamento online pelo site do órgão responsável pelo serviço na sua cidade e compareça no dia e horário marcado na unidade física que você agendou com os documentos necessários. Lá você tirará uma foto 3×4 para ser inserida no novo documento. Quanto à taxa, você pode pagá-la antes, fora no posto, ou no momento que estiver realizando o serviço. Depois, basta aguardar por alguns dias a nova via ficar pronta.

A entrega do documento é feita diretamente nos postos de atendimento onde o documento foi solicitado e produzido. Porém, a segunda via do RG também pode ser entregue ao titular pelos Correios. Verifique se o serviço está disponível no órgão emissor da identidade.

Documentos para tirar a segunda via do RG (identidade)

Confira quais documentos precisará levar:

Caso você queira que outros documentos constem no seu RG além do número do CPF e da própria identidade, basta levar a via original e uma cópia simples de cada. Os documentos que são permitidos são:

Quanto custa a emissão da carteira de identidade?

No Poupatempo da cidade de São Paulo, a cobrança da segunda via só não é feita em 6 situações diferentes: quando há erro de digitação no RG; quando o cidadão é vítima de desastre natural; em caso de desemprego há mais de 3 meses; quando o cidadão leva uma declaração de pobreza, de acordo com a Lei 7115/83; para mulheres com idade acima de 60 anos; e homens com idade acima de 65 anos. Os demais casos não qualificados nos quesitos acima pagam R$ 39,80 pela segunda via do RG.

Em demais estados brasileiros, as regras de cobrança são diferentes, mas, de uma forma geral, os critérios de renda, faixa etária ou em caso de roubo do RG são válidos para isentar a taxa da segunda via do documento em outras cidades. A tarifa para tirar um novo RG varia conforme o órgão emissor de cada estado. Procure o local ou acesse o site do órgão para saber quanto custará a emissão da carteira de identidade.

Conheça o novo RG

Desde agosto de 2019, os postos de atendimento têm emitido um novo modelo do RG. O documento possui outros dados do titular anexados à cédula de identidade, incluindo numeração da carteira de trabalho, título de eleitor, inscrição do PIS/NIT/PASEP, CNH e outros itens.

O novo RG está disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Acre, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Para saber mais sobre o documento, as mudanças e a obrigatoriedade de emissão do RG, clique aqui!

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL