Financiamento Estudantil: compare em 5 bancos

O financiamento estudantil dos bancos é ideal para quem pretende fazer faculdade, mas não possui dinheiro para arcar com mensalidades. Conheça as opções!

Como-lidar-com-o-dinheiro-na-crise

Além de financiar a compra de imóveis e veículos, os bancos possuem produtos para facilitar os pagamentos das mensalidades de faculdades e cursos técnicos. Confira as propostas de cinco grandes instituições bancárias antes de escolher o financiamento estudantil para pagar seu curso superior.

1. Crédito Universitário Bradesco

Aqui você tem 12 meses para pagar um semestre da faculdade, com o valor debitado automaticamente da conta e a primeira parcela válida a partir de 30 dias após firmar o contrato com o Bradesco. Sempre que iniciar um período, poderá pedir um novo financiamento.

A primeira desvantagem do crédito universitário Bradesco é que você pode se endividar cada vez mais. Como o prazo de pagamento é maior do que a duração do semestre, provavelmente você acumulará dívidas. Além disso, a taxa de juros pode variar de acordo com o acordo feito entre o banco e a faculdade, por isso, é sempre bom verificar com um dos dois se é possível fazer este financiamento na instituição em que você estuda. Sem contar que o Bradesco não financia os cursos em todas as faculdades.

Se mesmo assim quiser pedir o crédito, terá que abrir uma conta corrente no Bradesco, solicitar uma declaração de aptidão na sua faculdade e ir até uma agência solicitar o crédito. Você pode fazer uma simulação e conhecer as instituições conveniadas aqui. Pelo mesmo processo, o banco também oferece financiamento de 70% do pagamento em até 12 meses para compra de material escolar e livros didáticos. Se quiser financiar a pós-graduação ou o MBA, você também pode: o Bradesco financia até 70% do valor do curso em até 48 meses (4 anos). Para saber mais sobre esses financiamentos, ligue no 0800-273-3486 e peça mais informações.

2. FIES pela Caixa

Pela Caixa, você financia a faculdade por meio do FIES, pagando a mensalidade do curso após se formar e com a taxa de juros mais acessíveis. Se o estudante tiver uma renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo, o financiamento estudantil poderá ser feito com taxa zero. Confira mais clicando aqui.

O banco não oferece simulador online para calcular as parcelas, então é necessário ir até uma agência da Caixa para fazer uma simulação e tirar todas as dúvidas com o gerente. Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens de entrar no FIES.

3. Santander Universidades

O Santander oferece alguns créditos para utilizar na graduação. No Credi Universidade, o estudante consegue um empréstimo para comprar materiais e computadores. Para solicitar o crédito é necessário ser correntista Santander e ir até um agência para fazer uma análise de crédito.

Você também consegue financiar cursos de pós-graduação e MBAs. Assim como acontece no Bradesco, não são todas as faculdades que aceitam o programa do Santander. O site não divulga as taxas cobradas ao ano, porém, informa que existe a cobrança de taxas e IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Por isso, é bom confirmar estas informações em uma agência do Santander.

O programa financia até 100% do valor do curso e o pagamento pode ser feito em até 36 meses. Para participar, você precisa ter uma conta no Santander, e a faculdade onde pretende estudar tem que fazer parte do programa. Para saber quais são elas é preciso entrar em contato com um dos gerentes do banco. Clique aqui e encontre a agência mais próxima.

O Santander mantém um financiamento exclusivo para os estudantes de medicina. É possível financiar da quarta mensalidade em diante com taxas a partir de 1,39% ao mês. No processo de solicitação, o aluno deverá apresentar até dois avalistas, que pode ser os pais ou um responsável financeiro. O financiamento da graduação de medicina no Santander também está sujeito à análise de crédito.

4. Crédito PRAVALER Itaú

O PraValer foi adquirido pelo Itaú e é um correspondente bancário do Andbank e da BV Financeira. Portanto, atualmente o programa de financiamento estudantil do Itaú é o próprio Pravaler. Clique aqui e conheça as regras e as condições!

Para participar do PraValer, é preciso ter um fiador, que pode ser qualquer pessoa de sua confiança, com renda de um salário mínimo, comprovar renda de 2,2 vezes o valor do curso e não ter restrições na documentação como, nome sujo no SPC/SERASA além de não ser possível financiar mais de um curso por vez.

5. Financiamento estudantil Banco do Brasil

O financiamento do Banco do Brasil para ajudar na hora de pagar as mensalidades da faculdade é diferente dos demais bancos. A opção liberada pelo banco para quitar os estudos é o BB Crédito Consignado. Com ele, as parcelas do financiamento são descontadas diretamente do salário ou do benefício, tanto do próprio estudante como de um fiador apresentado durante a solicitação. Confira como fazer o financiamento estudantil do BB por meio do crédito consignado.

Quando fazer o financiamento estudantil pelos bancos?

O FIES e o Pravaler estão entre as alternativas mais procuradas por quem quer fazer um financiamento da faculdade. Porém, se você não teve a aprovação nesses programas, saiba que existem outras saídas para tentar aliviar os pagamentos da mensalidade. É possível tentar uma bolsa de estudos pelo Prouni, pela Fundação Estudar ou pela própria universidade. Ou, em último caso, partir para os empréstimos específicos para os estudantes. Nesse caso, os bancos financiam seu curso, mas as condições nem sempre compensam.

O financiamento de faculdade com bancos é um bom negócio?

A grande diferença na taxa de juros da maioria desses bancos em relação ao FIES pesa bastante no bolso! Portanto, compensa escolher esse crédito apenas em um momento de aperto, mas quando você sabe que logo voltará a ter renda. Mas se você pretende financiar uma pós, o programa do Santander pode ser um bom negócio, pois as taxas são mais competitivas. Para pagar a graduação, que tal tentar novamente o FIES ou o Pravaler? A economia será muito maior! Compare estes dois programas aqui.

Ganhe uma bolsa para fazer faculdade

A concorrência acirrada entre faculdades fez aumentar o número de bolsas oferecidas por elas. É possível fazer faculdade com descontos de até 75% no valor da mensalidade. O QueroBolsa é um portal que reúne dezenas de faculdades com centenas de opções de bolsas. O processo é todo online. Você escolhe o curso, faz o cadastro, vê as condições de bolsa e faz a matrícula online.

*As taxas foram pesquisadas em agosto de 2020 e estão sujeitas a alteração. Sempre confirme com o gerente quais as condições dos empréstimos e financiamentos.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL