Entenda o que é o aditamento do Fies e como renovar o seu contrato

Entenda o que significa o aditamento do Fies e saiba como você faz a renovação do seu contrato com o Programa!

O Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do governo que ajuda os alunos de faculdades particulares a financiarem o curso, podendo pagar até 12 anos após concluir a graduação. O financiamento é feito a cada semestre que o estudante cursar, por isso, os estudantes que contrataram o Fies para fazer a faculdade precisam ficar atentos ao aditamento do contrato.

O aditamento é a renovação do cadastro do aluno por mais um semestre. Ou seja, toda vez que você faz o aditamento do contrato do Fies, você atualiza os seus dados e mostra que quer continuar no programa pelos próximos seis meses.

Veja abaixo como fazer a renovação do Fies e quais os tipos de aditamento do financiamento estudantil!

Como pedir a renovação do contrato do Fies

Para renovar o seu interesse no programa, acesse o sistema do Fies e informe o CPF e a senha que você cadastrou quando se inscreveu no programa. E aí, existem duas formas de fazer o aditamento:

Aditamento Simplificado

Você escolhe essa opção quando não precisa alterar nada do contrato ou tem que atualizar algum dado simples, como o seu endereço. Também dá para atualizar o valor das mensalidades, que pode mudar com a virada do semestre. Para fazer o aditamento simplificado, basta acessar o sistema, confirmar os dados de cadastro e depois ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade para retirar o documento que comprova que sua matrícula está regular.

Aditamento Não simplificado

Essa opção deve ser feita quando há mudanças mais complexas no contrato, como troca de fiador, alteração da faculdade em que você está matriculado ou aumento do prazo de pagamento. Os primeiros passos são os mesmos – você terá que confirmar tudo no sistema e comparecer à CPSA da sua faculdade. Mas depois deve ir até a agência onde você assinou o contrato junto com o seu fiador e formalizar essas alterações. O prazo para fazer isso é de dez dias úteis.

As regras de pagamento do Fies

O pagamento do Fies consiste em três fases. São elas:

1ª Etapa – Durante o curso: R$ 150 a cada três meses + parte da mensalidade (para quem não financiou 100% do curso);

2ª Etapa – Carência: Logo após a formação – 18 meses para pagar R$ 150 a cada três meses;

3ª Etapa – Amortização: Após 18 meses da formação, parcelamento do valor que falta para ser pago nos próximos anos. O prazo é: três vezes a duração do curso, até 12 anos. Obs.: Você pode negociar a antecipação do pagamento com o banco após a formatura.

Saiba mais sobre o financiamento estudantil do governo

Com o Fies, você financia pelo menos 50% do valor do seu curso e começa a pagar as parcelas mais pesadas só depois de formado. Clique aqui e veja todos os detalhes desse programa.

Conheça outros financiamentos estudantis

Além de oferecer financiamentos para a compra de carros, motos e casas, os bancos e financeiras também possuem em seus serviços o financiamento estudantil. A instituição bancária concede o crédito ao universitário que, ao longo da formação ou após concluir a faculdade, realiza os pagamentos pelo dinheiro emprestado. Clique aqui e compare o financiamento estudantil de quatro bancos.

Veja também!




Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL