Financiamento Estudantil Sicoob: como funciona

Conheça o financiamento estudantil Sicoob e entenda como ele funciona.

O financiamento estudantil é uma linha de crédito disponibilizada por diversos bancos e instituições financeiras, que tem como objetivo ajudar quem quer fazer uma faculdade particular, mas não tem como arcar com os custos das mensalidades. Com ele, os estudantes têm mais tempo para pagar a faculdade, pagando um valor menor do que a mensalidade exigida.

Uma das instituições financeiras que oferece esse tipo de linha de crédito é o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), um dos maiores sistemas financeiros cooperativos do país. O Faça Acontecer, como é chamado o financiamento estudantil do Sicoob, pode ser contratado pelos correntistas da empresa, ajudando-os a bancar a faculdade e conquistar o diploma com melhores condições de pagamento.

Saiba mais sobre o financiamento estudantil Sicoob e entenda como ele funciona.

Como funciona o Faça Acontecer

A contratação do financiamento estudantil do Sicoob pode ser feita por semestre, e cada semestre financiado pode ser pago em até 1 ano. É possível, ainda, financiar mais de um semestre, porém, a recontratação só pode ser feita caso o contratante esteja em dia com os pagamentos do contrato atual.

O Sicoob não exige que o estudante tenha renda própria, no entanto, ele deve apresentar no mínimo um avalista para compor a renda mínima exigida para ter o financiamento. Assim, é permitido incluir mais de um avalista para chegar até a renda necessária. Além disso, vale saber que o valor da parcela não poderá ser superior a 40% da renda informada.

Após contratar o financiamento, o estudante tem até um mês para fazer o primeiro pagamento, devendo quitar completamente a dívida em 12 meses. Como a contratação é por semestre, ele não terminará de pagar o primeiro financiamento antes do semestre seguinte chegar, porém, isso não é um problema: caso esteja em dia com os pagamentos, o contratante consegue financiar o semestre seguinte, sem que as parcelas sejam acumuladas – ele termina de pagar o primeiro financiamento e depois passa a pagar o outro.

Apesar do financiamento estudantil ser um grande auxílio para quem não consegue pagar o alto valor de uma mensalidade, é necessário lembrar que ele é uma linha de crédito que o Sicoob empresta para o solicitante, e, sendo assim, cobra juros na operação, fazendo com que o estudante pague um valor maior do que pagaria caso não fizesse o financiamento.

Desta forma, o valor da parcela é composto por metade do valor da mensalidade do curso financiado, juntamente com os juros incidentes e os encargos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O estudante ainda tem a opção de contratar um seguro prestamista, que desobriga os seus familiares a arcar com a dívida contraída caso aconteça alguma fatalidade com ele.

Faculdades parceiras do Sicoob

Atualmente, é possível financiar cursos em 14 faculdades do Espírito Santo e Rio de Janeiro:

Os cursos que podem ser financiados variam conforme as instituições de ensino.

Quem pode contratar o financiamento estudantil do Sicoob

Este financiamento só pode ser contratado por quem é associado a uma das cooperativas que fazem parte do Sicoob ES e já tem uma conta corrente com a empresa, uma vez que os pagamentos são feitos por débito em conta.

Como contratar o Faça Acontecer

A contratação do financiamento estudantil Sicoob é feita de forma 100% online, por meio do site da empresa. O interessado deve, primeiro, acessar o site do Faça Acontecer e fazer uma simulação. Depois, é só enviar os documentos solicitados.

Para fazer a simulação, basta acessar o site do Faça Acontecer, inserir o seu CPF e informar alguns dados pessoais para a abertura de cadastro no site da empresa. Depois, insira os dados sobre a instituição de ensino onde você quer estudar e o curso que você quer cursar, informando também o valor da mensalidade e indicando quantas mensalidades serão financiadas.

O resultado poderá ser visto ao lado, mostrando o valor total do financiamento e o CET – Custo Efetivo Total. Para simular o curso inteiro, basta clicar na opção “Simular curso todo” e indicar quantos períodos você quer simular. Já para dar andamento na contratação, é só clicar em “continuar”, anexar os documentos solicitados e informar os dados do(s) seu(s) avalista(s).

Desta forma, fica mais fácil pagar a faculdade e conquistar o diploma que você deseja.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL