Você sabe o que é um MBA?

Descubra o que é um MBA e para quem essa modalidade de ensino é destinada.

Você-sabe-o-que-é-MBA

Os cursos de pós-graduação são direcionamentos para os alunos que já terminaram o ensino superior e querem fazer uma especialização. É possível aprender mais sobre uma determinada área da sua formação ou fazer um mestrado e doutorado para dar aulas.

Uma das possibilidades dentro da pós-graduação é o MBA. Trata-se de uma sigla para ‘Master Business Administration’, que significa ‘mestre em administração de negócios’ em inglês. Você só pode fazer esse curso se já estiver formado. No Brasil, as aulas de MBA são feitas muitas vezes nos finais de semana com carga horária de 360 horas.

O MBA é voltado para formar executivos. Geralmente, quem faz um MBA está procurando uma formação em áreas de gestão e negócios. Ele é classificado como uma pós lato sensu e indicado para quem já está no mercado de trabalho e atua dentro da área.

Por que é legal fazer um MBA?

Ter um MBA no currículo é um grande diferencial, principalmente para quem quer crescer na carreira e conseguir cargos de liderança. Além de preparar o profissional para ter uma visão abrangente do negócio, o curso ajuda a formar uma rede de contatos que pode ser útil na hora de conseguir novas oportunidades de emprego.

Esse processo de indicação vale tanto para colegas de classe quanto no trabalho, onde o profissional pode trocar experiências diárias e conhecer mais sobre o perfil do colaborador.

Posso dar aulas com o MBA?

O MBA não libera o profissional para dar aulas em universidades. Mesmo que o curso seja uma pós-graduação, ele é classificado como lato sensu, sendo assim, vale apenas como uma especialização dentro de determinada área. Se você pretende fazer uma pós-graduação para conseguir os títulos de mestre ou doutor, o mais indicado é fazer uma pós stricto sensu. Essa permite que o profissional inicie uma carreira acadêmica e faça uma licenciatura.

MBA à distância: como fazer

As aulas de MBA são em regime especial: ocorrem na maioria dos casos nos finais de semana e com uma carga horária maior. No entanto, alguns alunos podem ter pouco horário disponível para participar das aulas e uma possibilidade de não deixar de estudar é fazer o MBA EAD.

O ensino à distância permite que o aluno controle os seus horários de estudo e não precise marcar presença diariamente na faculdade. Muitas universidades já trabalham com esse método e, inclusive, oferecem a pós-graduação EAD. No entanto, saiba que o aluno deverá comparecer no pólo de ensino da instituição algumas vezes para fazer atividades, provas e entregar documentos.

Consulte a situação da universidade no MEC

Antes de fazer a matrícula na faculdade, consulte a instituição no site do Ministério da Educação. O órgão realiza três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, a pós-graduação que você escolher precisa estar dentro de uma instituição com uma destas três classificações.

Na hora de pesquisar o credenciamento no site do MEC, você pode buscar na aba “Consulta interativa” quais as opções na região onde você mora. Assim que seleciona o Estado onde quer fazer a pesquisa, é possível buscar por curso e, em seguida, por cidade.

Outro caminho é acessar a aba “Consulta avançada” e digitar especificamente o nome da instituição ou do curso que você procura. Se preferir pesquisar desta forma, coloque as informações corretas em todos os campos do formulário, caso contrário o sistema do MEC não encontrará a universidade – e você pode pensar que ela não está credenciada.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL