Cotação de plano de saúde: onde fazer

Entenda como e onde fazer uma cotação de plano de saúde e ter acesso às informações da assistência que você deseja!

A contratação de um plano de saúde é cada vez mais considerada, seja para ter acompanhamento médico em casos de doenças preexistentes ou uma gestação, seja para ter a garantia de atendimento em ocasiões de necessidade, como em urgências e emergências.

Para esse processo, é possível contratar um corretor autorizado, que será responsável por apresentar ao interessado as opções disponíveis no mercado, indicando, ainda, a melhor escolha segundo o perfil e preferências do cliente, ou buscar diretamente junto às operadoras de plano de saúde. Neste caso, o ideal é buscar em empresas diferentes as assistências oferecidas, sabendo a que melhor se adéqua aos seus objetivos.

Saiba mais sobre como fazer uma cotação de plano de saúde e quais as melhores empresas, segundo a qualificação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, para pedir um orçamento.

Fazer cotação com corretor

A função principal do corretor de planos de saúde é apresentar ao seu contratante as opções de assistências médicas disponíveis no mercado, mostrando todas as informações necessárias e que devem ser consideradas no momento de escolher um convênio médico. Sendo assim, ele deve explicar quais são as coberturas, se o plano é sem ou com coparticipação, qual a rede credenciada, como funciona a carência, se aceita dependentes e qual o preço cobrado.

Além disso, ele também indica qual é a melhor opção de plano, considerando todas as preferências do seu cliente. Portanto, se o contratante busca um plano familiar com ampla rede credenciada, mas com coberturas básicas, o corretor deve indicar o que responde a essas preferências. Da mesma forma, se a busca é por um plano com várias coberturas e que permite a inclusão de dependentes, o profissional deve indicar o que vai atender a todas essas expectativas.

Ao mesmo tempo em que se tem acesso às informações mais importantes sobre os planos, também é possível saber sobre os valores envolvidos, inclusive os de coparticipação, o que é bom para que o interessado saiba qual será o impacto em seu orçamento mensal.

Fazer cotação sem corretor

Se você decidiu buscar um plano de saúde por você mesmo, isto é, sem contratar um corretor, o primeiro passo é pesquisar empresas que oferecem esse tipo de assistência. Na maioria dos casos, no próprio site da operadora é possível ter acesso aos tipos de plano disponíveis, sabendo sobre as coberturas inclusas e o tempo de carência.

Caso você tenha encontrado um plano que realmente chamou a sua atenção, com as coberturas que você procura, ampla rede credenciada e preço que cabe no seu bolso, você pode solicitar uma cotação e prosseguir com a contratação. Algumas empresas permitem que você peça um orçamento diretamente pelo site da instituição, enquanto em outras, é necessário entrar em contato por telefone ou receber a visita de um representante da operadora.

Onde fazer cotação de plano de saúde

O conselho da Konkero é que você pesquise em mais de uma empresa, principalmente levando em conta a sua qualificação e avaliação. Por isso, elencamos as 5 empresas com melhor avaliação no IDSS (Índice de Desempenho de Saúde Suplementar) da ANS e também no site de reclamações Reclame Aqui. A nota do IDSS varia de 0 a 1.

Bradesco Saúde

IDSS: 0,9614
Total de consumidores: 3.390.596
Nota no Reclame Aqui: 7.1
Índice de solução: 78,3%

Unimed (Centro Nacional)

IDSS: 0,9576
Total de consumidores: 1.655.434
Nota no Reclame Aqui: 6.5
Índice de solução: 65,4%

Amil

IDSS: 0,9027
Total de consumidores: 5.237.683
Nota no Reclame Aqui: 6.9
Índice de solução: 69,2%

NotreDame

IDSS: 0,8698
Total de consumidores: 4.623.031
Nota no Reclame Aqui: 7.9
Índice de solução: 84,0%

Porto Seguro

IDSS: 0,7674
Total de consumidores: 835.451
Nota no Reclame Aqui: 7.3
Índice de solução: 77,7%

* Dados coletados no site da ANS e do Reclame Aqui no dia 6 de março de 2020.

Veja também!




Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL