Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Como negociar a dívida no financiamento pelo Minha Casa Minha Vida

Como negociar a dívida no financiamento pelo Minha Casa Minha Vida

Existem 3 maneiras diferentes de negociar a dívida de financiamento no Minha Casa Minha Vida. Saiba quais são e veja qual é a melhor para você! Negociar as dívidas de financiamento no Minha Casa Minha Vida (MCMV) é necessário e fundamental para que você não acabe ficando negativado ou ainda perca o seu imóvel. Assim […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Existem 3 maneiras diferentes de negociar a dívida de financiamento no Minha Casa Minha Vida. Saiba quais são e veja qual é a melhor para você!

Negociar as dívidas de financiamento no Minha Casa Minha Vida (MCMV) é necessário e fundamental para que você não acabe ficando negativado ou ainda perca o seu imóvel. Assim como em qualquer financiamento imobiliário, neste programa você precisa pagar as parcelas do crédito em dia.

Como o MCMV tem juros menores – isso faz o valor da dívida cair bastante em relação aos outros financiamentos – ele é bastante procurado por quem vai comprar uma casa. Então, se você conseguiu a aprovação nesse Programa, vale a pena manter o pagamento em dia.

Além da restrição e da tomada do imóvel, deixar de negociar ainda pode fazer com que você perca o direito de usar o programa para outro financiamento no futuro. Por isso, vale a pena procurar maneiras de resolver a situação. Veja agora algumas opções e saiba qual é a melhor de acordo com a sua situação!

Como negociar a dívida do Minha Casa Minha Vida

A Caixa Econômica Federal possui uma central de negociações exclusiva para clientes do banco, inclusive para débitos em aberto do Minha Casa Minha Vida. O Negociar Dívidas localiza os contratos dos clientes e permite negociar as dívidas 24 horas por dia e 7 dias por semana dentro do internet banking.

O sistema irá somar os valores em aberto. Você terá que escolher a data de pagamento do primeiro boleto e a quantidade de parcelas da negociação. O primeiro boleto é gerado assim que o acordo é fechado e os próximos serão enviados para o seu endereço.

Para alterar o endereço de entrega dos boletos para pagamento ou outros dados cadastrais, vá até um agência da Caixa e atualize os dados.

Atrasei a parcela do Minha Casa Minha Vida. E agora?

Se você não conseguiu pagar as prestações e está com o pagamento irregular, não se desespere: existem outras saídas para você não perder o seu imóvel.

1. Use o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Se você possui no saldo do FGTS o valor de pelo menos cinco prestações do financiamento e trabalha com carteira assinada há pelo menos três anos, é possível usar esse dinheiro para quitar até três prestações em atraso da sua dívida com a Caixa Econômica Federal.

2. Peça para o valor em atraso ser dividido nas parcelas futuras

Você pode negociar a dívida com a Caixa Econômica Federal para o valor das parcelas atrasadas (com juros e multas) entrar nos pagamentos futuros. Isso significa que as próximas parcelas serão maiores. Então, antes de pedir essa negociação, tenha certeza que um valor maior não vai atrapalhar seu orçamento novamente.

3. Desconto no total

Outra saída é pagar à vista o valor que está atrasado. Se você tiver dinheiro guardado ou recebeu uma grana a mais naquele mês, tente negociar o pagamento das parcelas atrasadas com a Caixa. A principal vantagem nesse caso é conseguir descontos nos valores dos juros e das multas por ter o dinheiro da dívida à vista.

Ainda não atrasou a parcela, mas ficou difícil pagar o financiamento?

Se o pagamento está em dia, mas o orçamento ficou mais apertado, saiba que dá para evitar o endividamento e negociar antes a sua situação com a Caixa Econômica Federal. Você pode pedir:

1. Para aumentar o prazo do financiamento do Minha Casa Minha Vida

Afinal, o contrato com o programa pode durar até você completar 80 anos. Assim, o valor das parcelas será menor e você voltará a ter controle do pagamento. Para solicitar a ampliação, basta ir até uma agência da Caixa com RG, CPF e a cópia do contrato e fazer o pedido (não é necessário comprovar dificuldades no pagamento).

2. Uma pausa no pagamento

Quem já quitou pelo menos 11 prestações pode pedir uma pausa de um mês no pagamento. Dessa forma, você adia a data da próxima parcela para organizar o seu orçamento. Apesar disso, a duração do financiamento não aumenta, porque o valor dessa pausa é distribuído nas parcelas seguintes. E você pode solicitar a pausa a cada 12 parcelas pagas, mas não esqueça de que as prestações dessa pausa serão redistribuídas e a sua parcela vai aumentar quando o pagamento retornar.

Como conseguir a segunda via do boleto do Minha Casa Minha Vida

Para conseguir a segunda via de boleto do programa é necessário acessar a página 2º via de boleto no site da Caixa Econômica Federal. Nela, o usuário deve escolher a opção ‘Boleto Minha Casa Melhor’, inserir o CPF e escolher a fatura que deseja realizar o pagamento.

Dá para adiantar as parcelas do programa?

Como acontece em outros financiamentos, o cliente consegue adiantar parcelas da dívida do Minha Casa Minha Vida. Se você ganhou uma grana extra em determinado mês, saiba que você pode quitar mais parcelas do financiamento e diminuir o prazo de pagamento. Para aumentar sua renda mensal, a Konkero selecionou algumas dicas que irão ajudar você a ganhar dinheiro nos finais de semana. Clique aqui e saiba mais!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes