Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC?

Quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC?

Quem não paga o que deve pode ficar com o nome sujo por até cinco anos, o que prejudica bastante na solicitação de crédito. Entenda mais. Quem fica com o nome sujo em órgãos de proteção do crédito como o Serasa Experian, SPC Brasil e SCPC Boa Vista, pode ficar nessa situação por até cinco […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Quem não paga o que deve pode ficar com o nome sujo por até cinco anos, o que prejudica bastante na solicitação de crédito. Entenda mais.

Quem fica com o nome sujo em órgãos de proteção do crédito como o Serasa Experian, SPC Brasil e SCPC Boa Vista, pode ficar nessa situação por até cinco anos caso a dívida não seja paga ou renegociada. Porém, após a negociação, o prazo para que o nome volte a ficar limpo é de até cinco dias úteis. Saiba mais sobre o que acontece nesses cinco anos e como funciona a negativação.

Por quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC

Consumidores que não conseguem pagar o que devem ficam com o nome sujo até quitar a dívida. Porém, caso o pagamento não ocorra em cinco anos após a negativação, a restrição acaba, ou seja, o nome fica limpo. O ideal é negociar a dívida em vez de esperar este prazo, pois só existem desvantagens. Confira algumas:

  • Ter o nome limpo após cinco anos não elimina a dívida, ou seja, a empresa continuará com a cobrança;
  • O nome sai do Serasa, SPC e SCPC, mas a empresa para a qual você deve dificilmente dará qualquer tipo de crédito para você novamente;
  • Durante cinco anos você terá muita dificuldade para conseguir crédito, seja cartão, parcelamento, empréstimo ou financiamento.

O Serasa promove feiras para negociações de dívidas durante o ano. Reúna todos os valores em atraso e procure um dos mutirões de negociação ou acesse o site para consultar as dívidas e regularizar a situação.

Troque dívidas caras por uma mais barata! Com juros a partir de 0,75% ao mês, o refinanciamento de imóvel da Creditas está entre as melhores alternativas do mercado. Solicite a sua proposta clicando aqui.

Se você já começou a pagar o que deve, consulte nos postos do Serasa ou do SPC se a empresa já retirou seu nome da lista dos negativados.

Depois de quanto tempo o nome fica sujo (é negativado)

Quando você tem uma conta e perde o prazo do pagamento, a empresa para a qual você deve tem o direito de avisar o Serasa e o SCPC já no dia seguinte. Então, você recebe uma carta com um prazo para regularizar essa situação. Caso não pague a dívida até a data limite, terá o CPF negativado. No caso do cheque sem fundo, a situação é muito parecida. Assim que a empresa identifica o problema no cheque, ela também pode informar o Serasa. Nesse caso, você também será avisado que existe um prazo para resolver a dívida antes de ter ficar com o nome sujo.

Normalmente, depois de ter o CPF restrito, você terá 10 dias para resolver a situação após receber a carta que avisa sobre a dívida. Mas esse período não é sempre o mesmo porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever. Na dúvida, procure negociar o débito o quanto antes. Veja a seguir como é a negativação em cada empresa que registra as informações dos devedores e quais sites acessar caso receber alguma notificação destas empresas.

Serasa Experian

O Serasa envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor que deixou de pagar uma dívida. Quem recebe essa carta tem até 10 dias para procurar a empresa com quem fez a dívida e regularizar a situação. Ao perder esse prazo, você será negativado pelo Serasa. Na carta estão informações como o valor do débito, a data de vencimento do contrato e o número, além de dados para entrar em contato com a instituição credora. Você também pode ir até o posto de atendimento do Serasa mais próximo da sua casa com RG e CPF.

No site do Serasa também é possível consultar as dívidas que estão em atraso. Basta preencher com a numeração do CPF e localizar as contas pendentes. A consulta nos postos Serasa e no site da empresa são gratuitas.

SCPC Boa Vista

Aqui você também terá um prazo de 10 dias a partir do recebimento da carta do SCPC para pagar o que deve. Se isso não ocorrer, o CPF fica classificado como inadimplente para as empresas que estão no cadastro do SCPC, ou seja, o nome suja. Esta carta informa o valor da dívida e os dados da empresa que você precisa procurar. Se você recebeu esta notificação em casa, acesse o portal do SCPC para consultar os seus débitos.

SPC Brasil

Após o aviso do SPC, você terá 10 dias para quitar o que deve. Procure a empresa para qual está devendo e leve o extrato de inadimplência que você consegue tirar no site do SPC. Acesse esta página caso tenha recebido a notificação deste serviço de proteção ao crédito.

Negocie suas dívidas bancárias

Saiba como negociar com os principais bancos do Brasil. Clique em cima da instituição bancária onde você possui dívidas e negocie empréstimos, financiamentos ou outros débitos em aberto!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes